HISTORIA DA RAÇA BORDER COLLIE NO BRASIL E NO MUNDO!!

A Historia da Raça!!

O Border Collie é um cão de origem inglesa, fronteira com a Escócia. Raça foi desenvolvida por pastores de ovelhas e fazendeiros. Foi realizado um trabalho de aperfeiçoamento genético voltado para o pastoreio, há mais de 300 anos. A região onde estes homens trabalhavam era montanhosa e acidentada e se localizava na região de fronteira com a Inglaterra. Daí o nome Border (fronteira).
O Border Collie era chamado de Collie trabalhador, para destingi-lo do Collie (Lassie). Esses fazendeiros tinham a preocupação de cruzar apenas os exemplares que mais se destacavam no trabalho de pastoreio. Cruzando os melhores cães e cadelas pastores, sem se preocupar com estética. Por isso o Border Collie não possui padrão estético da raça.

O Border Collie ganhou também uma inteligência extraordinária. Considerado por muitas associações, canis e estudiosos do comportamento canino, como o CÃO MAIS INTELIGENTE DO MUNDO. Dotado de extrema habilidade, o Border Collie atinge uma velocidade de mais de 40 Km/h. E por ser um cão de trabalho pesado, resiste ao cansaço enquanto trabalha, demonstrando muita disposição até terminá-lo.

O Border Collie atualmente é muito utilizado no campo (pastoreio). Tanto em rebanhos de ovinos como bovinos em todo o mundo. No Brasil a raça vem crescendo e se difundindo muito, principalmente na região Sul e Sudeste.

A historia do Border Collie no Brasil é recente, em 1993 um admirador da raça chamado Robert Erwin, importou um casal de cães do pais de Gales. E em 1994 em parceria com Erwin um fazendeiro chamado Thomas Baungartner de Inúbia Paulista-SP. Criou a ninhada nascida do casal de Border Collie importado; sem nenhuma ligação. Também em 1994, o pecuarista André Camozzato do Rio Grande do Sul. E o Arlindo Stocco de Capão Bonito-SP importaram cães da raça para o Brasil.

Em 1995 Thomas sentiu necessidade de ir mais além das teorias sobre pastoreio. Trouxe para o Brasil um famoso treinador norte-americano Ray Moss para ministrar curso para seus funcionários e para Carlos Taboga. Em 1997 Ray Moss ministrou seu segundo curso no Brasil com a participação de várias pessoas de todo o país.
A partir de então a raça não parou mais crescer, pecuaristas e criadores se apaixonaram pelo serviço dos Border Collies. Se organizaram, fizeram outros cursos, trouxeram outros estrangeiros e mais cães para o Brasil, formando hoje um plantel de nível internacional.

História das Provas e da ISDS

O primeiro campeonato oficial de pastoreio da historia ocorreu em 9 de Outubro de 1873. E um campo na cidade de Bala no País de Gales, organizado por Mr Richard John Lloyd Price. O evento foi visto por cerca de 100 pessoas contando com 10 cães competindo.

O primeiro vencedor foi um cão tricolor de nome Tweed conduzido por Mr James Thompson, o dueto era de origem Escocesa.

Após o evento ficou claro que os cães mais hábeis no trabalho, até então denominados “Collie Trabalhador”. Eram os que controlavam o rebanho ovino sem fazer movimentos abruptos. Assumindo uma postura rente ao chão. Os cães vencedores destas primeiras provas ficariam conhecidos como os “Eye dog”.

Neste mesmo ano, 1873, foi fundado por Mr SE Shirley o famoso The Kennel Club Inglês. Tornando-se este responsável pelos registros de cruzamentos e pedigrees destes cães de trabalho.

No entanto os fazendeiros começaram a ficar descontentes com a forma como foi conduzida a atividade de conservação destes pedigrees.  Espalha-se a opinião de que os registros até então expedidos pelo KC Inglês. Estariam sendo feitos levando em consideração características físicas, afastando-se do objetivo essencial, dos criadores , de preservar, nesta raça, as aptidões de trabalho com os rebanhos de ovelhas.

Deste modo, 12 top handlers (ingleses e escoceses) avançam com a iniciativa de criar uma associação independente, que se dedicasse exclusivamente ao registro dos cães de pastoreio, assim em 1906 fundaram a ISDS (International SheepDog Society).

Tendo como objetivo: melhorar a raça com a visao de administrar melhor o cao em açao ou trabalhando “improve the breed of the collie with a view to the better management of stock.”.
A primeira competição Internacional tem lugar em Gullane, na Escócia, em julho do mesmo ano. Em 1915, a International SheepDog Society passa a deter a custódia do livro de origens, nacional e internacional, dos Border Collies. Em 1918, James Reid, secretário da ISDS, acrescentou pela primeira vez a palavra “Border” ao que então era conhecido apenas como “Collie Trabalhador”, fixando assim o nome da raça como “Collie da fronteira” ou Border Collie.

O livro de origens da ISDS – Stud Book – apenas registrará ninhadas cujos progenitores sejam registrados na ISDS. Salvaguardando a possibilidade de fazer um registro inicial – “registro de mérito”. Um cão submetido a uma prova, de aptidão e trabalho de pastoreio caso, que demonstre boas capacidades pode adquirir um registro – de mérito. Esta é, no entanto, uma ocorrência rara.

Em 1955, após uma pesquisa minuciosa a todos os pedigrees datados do princípio do século, foi publicado o primeiro volume do livro de origens, o ISDS-Stud Book.

O primeiro cão a ser registrado no Stud Book da International Sheep Dog Society foi “Hemp”, (Set.1893 -1901 criado por Adam Telfer de Cambo, Northumberland).

Atualmente, a compilação de pedigrees é tão completa que, podemos seguir o rastro de um BC, registrado na ISDS, até aos cães fundadores. Neste rastro existem linhas de reprodução definidas e bem evidenciadas (bloodlines) – onde determinados cães surgem como reprodutores preferenciais (Key Dogs ou Stud Dogs). Os fatores que, ainda hoje, determinam à escolha dos reprodutores prendem-se com as boas capacidades de trabalho com rebanhos.

“The Breeding is what determines what your pup will be. If the parents are poor workers, your chances of getting a good dog from them are poor.” Fogt 1996 (10).

Um dos mais famosos Stud Dogs, presente na memória de grande parte dos BC da atualidade, é Wiston Cap (1963 – W.S. Hetherington; propriedade de Jock Richardson) A figura de Wiston Cap em pose de trabalho foi adotada como logotipo da ISDS.

Os progenitores, além de serem registrados, são alvos de controle veterinário e devem estar isentos das doenças oculares, hereditárias -PRA e CEA comuns à raça e também controle de displasia.

Para registro da ninhada, O proprietário da progenitora deve ser membro da ISDS. Cumpridos estes requisitos a ISDS atribui um número, consecutivo, a cada cachorro da ninhada. Numa ninhada nascida fora do Reino Unido o número ISDS será precedido de um prefixo, uma letra ou letras, indicando o país de origem. Todos os Border Collies registrados nos livros de origem da ISDS são registrados como WORKING SHEEPDOGS – Border Collies.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *