DICK (HOMENAGEM NOSSO CÃO FUNDADOR)!!

 Dick DSC04481Dick!!

Dick ABCA 272149 – Um Border Collie atleta, com forte instinto para o pastoreio que esta aposentado no Canil Boiadeiro, como raçador contribui muito com sua genética colocando vários filhos usados como base de nosso plantel.

Trabalhou duro com o rebanho bovino, mostrando sempre uma concentração inabalável com muito poder no olhar e estilo, possui muita habilidade para morder e esquivar de coices e chifradas, por que se necessário morder pé e cara, sua principal características é sua coragem onde dificilmente cede a pressão do rebanho, pois sempre exige a subordinação dos que estão sendo pastoreados.
Tem excelente velocidade e obediência a comandos é forte para transmitir suas qualidades a sua progênie, pois imprime em seus filhos obstinação para pastorear, resistência física, bom temperamento, comportamento dominante e coragem, produz filhos de olhos azuis e também nas variedades de pelagem marrom com branco. REPRODUTOR PROVADO.

Dick tem o pedigree fechado em cães de trabalho de concentração do sangue Ranor; possui registro Americano na ABCA e registro nacionalizado CBKC e FCI. Exame de olhos CEA Normal, livre para acasalamento com cadelas ISDS e com as cadelas ISDS esta produzindo seus melhores filhos com porcentagemDick DSC04477 alta de filhos cor marrom e branco.Axi seu pai é filho do Ipê Baru x Onda BCC-86.

Era um cão bem treinado para o trabalho de pastoreio com bovinos. Era um cão que os bovinos tinham respeito, sua característica principal era sua coragem frente ao rebanho, de decisões firmes e duras para dominar e controlar o rebanho. Q

Quando testado pelo rebanho exercia toda sua autoridade dominante, possuidor de muita atitude perante o rebanho e de mordida que exigia respeito, um cão eficiente para trabalhos pesados com bovinos e animais de grande porte, embora muito autoritário trabalhava também com rebanho de animais pequeno.

Axi enfrentava os obstáculos com muita obstinação, era serio em suas atitudes, tinha um comportamento poderoso possuía forte instinto de caça. Axi era um cão de trabalho e trabalhava todos os dias no manejo e pastoreio do gado leiteiro, sendo sua principal função a de buscar na primeira hora do dia as vacas leiteiras para a realização da ordenha.

Ipê Fran sua mãe é de criação do canil caracu do ipê e pertenceu ao treinador Rogério de Paraisópolis – MG com quem fizemos o primeiro curso de pastoreio e onde conhecemos Dick um filho da Fran x Axi, suas qualidades para o pastoreio nos impressionou muito, entramos em negociação até que conseguimos fechar o negocio e trazer Dick para servir em nosso plantel, que foi uma passo acertado para os rumos de nossa seleção, Ipê Fran sua mãe foi vendida e transferida para a propriedade de André Camozzato que como proprietário desta matriz realizou em seu nome os registros genealógicos da ninhada de Ipê Fran com o padreador Axi.

Ipê Fran é consanguíneo no sangue Ranor, ela é filha e neta do Ranor, sendo esta cruza um inbreeding (Endogamia) que deu certo e foi repetida mais de uma vez, esta cruza fixa varias características desejáveis para o pastoreio e são bem valorizadas. Dot Oroitê avó materna de Dick, filha de importados (Ranor x Bittsy) e era a melhor a matriz do Canil Caracu do Ipê nascida no Brasil também é a melhor filha de Bittsy como matriz, pois passou a seus filhos coragem, obstinação, instinto de pastoreio, muito estilo e outras qualidades.

Dot Oroitê herdou amplamente as qualidades de sua mãe Bittsy, e as transmitiu altamente a sua progênie o que a classifica como de alta qualidade genética, hoje tem criadores fazendo cruzamentos consanguíneos desta linha de sangue buscando obter maior concentração desta genética. Vale lembrar que Dot Oroitê também produziu muito bem em imbreeding.

Infelizmente Dot já não vive mais como mãe comprovada Dot Oroitê deixou muitos bons cães tanto de trabalho e de provas no Brasil, no Campeonato Brasileiro de Pastoreio 2006, ela tinha três filhos na final: Ipe Terra, Ipe Thor e Ipe Toy (troco) Bittsy sua Bisavó materna foi importada dos EUA 1996 por Thomas Baumgartner e trouxe coragem, técnica e estilo aos cães de pastoreio que trabalhavam no país naquela época.

Bittsy é possuidora de uma genética de alto valor para os Border Collies de pastoreio do Brasil. Bittsy foi trazida ao Brasil pelo treinador norte-americano Sr. Ray Moss na segunda etapa do curso e treinamento que veio ministrar no Brasil promovido Thomas Baumgartner, o mesmo treinador que trouxe no primeiro curso que veio ministrar o cão Lash para o Sr. Thomas Baumgartner uma genética que continua fazendo a diferença em nossos Borders Collies de pastoreio até a presente data.

Bittsy foi treinada pelo Sr. Ray Moss nos EUA no intervalo entre o primeiro curso e este segundo curso que veio ministrar no Brasil, e com Bittsy já treinada competiu com ela em provas de pastoreio nos EUA ganhando o campeonato júnior em Arkansas. Apesar do os Borders Collies terem evoluído muito no país nos últimos anos, Bittsy tem se mantido sem a menor sombra de dúvida, como uma das melhores fêmeas de Borders que entraram no Brasil.

Thomas Baumgartner foi o pioneiro no Brasil a usar os cães da raça Border Collie para manejo de rebanho em fazenda, tinha uma visão empreendedora e acreditava que os cães da raça Border Collie tinha uma função a desempenhar nas terras de agropecuária deste gigante Brasil, foi uma pessoa muito importante para o Border Collie de pastoreio no Brasil. Bittsy produziu vários filhos de nome como o Dot Oroitê , Led Oroitê, Tony Oroitê etc.

Ranor seu avô materno foi um cão importado da Holanda em 1998 por Diomário de Barros e Dorotheia Hit´s.  Do Canil Caracu do Ipê em Paranaíba-MS. Ranor é de criação de Hans e Amanda Van den Oever, criadores, treinadores e juízes de provas de pastoreio na Europa, lutares do Canil Dark Rose.

Grandes acertos em importações de Border Collies com genética de alto valor para pastoreio. É uma marca registrada da criação de Diomário como criador e selecionador. O que lhe confere o credito de cães com genética de destaque na criação nacional para pastoreio. Ranor era um Border bem eclético pois trabalha com gado, búfalos, ovinos, aves etc..com muita precisão e sabendo bem claramente distinguir estes tipos de animais e como conduzi-los adequadamente. Ranor, Lash, Bandit e Jos são os cães importados que formam os pilares dos bons cães de trabalho do país.

Ranor foi o principal reprodutor do Canil Caracu do Ipê. Responsável por um grande número de bons cães de trabalho e de provas no Brasil. Um cão consagrado na reprodução, um bom cão de gado, ele agregou boas características em sua linhagem. Um cão rápido técnico, com coragem, pelo baixo, intensidade, temperamento e uma boa disposição ao trabalho. Como reprodutor dentro da raça Border Collie de trabalho no Brasil Ranor produziu muitos filhos importantes.

Lad Oroitê – Campeão Brasileiro de Novatos Bovinos em 2002. Ipê Baru – 2° colocado no Campeonato Brasileiro na categoria Ranch ovinos 2001. Campeão Brasileiro future na categoria Ranch Ovinos, 2001, Campeão Brasileiro future na categoria Ranch Bovino, 2001.Ipê Inca – reprodutor do Sr. Giovane Campo Mourão-PR. Campeão brasileiro future na categoria Ranch bovinos 2004, Campeão Brasileiro categoria Ranch Bovinos 2005.

( Ranor x Z-Bracken) Ipê Elo “Cole ” – de propriedade de Sérgio Magalhães de Arroio Grande-RS, um cão equilibrado que tem feito um bom trabalho tanto com ovelha quanto com bovinos, foi 3º colocada no Campeonato Gaúcho na categoria Open Ovinos 2005, Campeão Gaúcho na categoria Ranch Bovinos 2005, Vice-Campeão brasileiro Ranch Bovinos 2005. ( Ranor x Fly)Ipê Lara – de propriedade do Sr. Sami Mahfuz do canil Juca Pitanga Porto Alegre-RS, foi 3º colocada no Campeonato Brasileiro categoria Novatos em 2003.

Campeã de pastoreio nas categorias Ranch e Future 2004 no Campeonato Gaúcho. Ipê Lwo – um cão muito técnico e rápido, de propriedade do Sr. Nedson Buzzo Junior (Nedinho). É um dos principais reprodutores do tradicional canil Bratislava de Maringá-PR.Ipê Frac “Tiger” – Reprodutor do Sr Rogério Domenicis (Rogerão), Santa Mercedes – SP.
Dick3.
Dick é uma concentração do sangue Ranor.  Ranor contribui três vezes na constituição do pedigree de Dick. Como avô materno, Bisavô materno e pelo lado paterno também como seu Bisavô. O que faz de Dick homozigótico para determinadas características desejáveis para pastoreio. Ipê Baru seu avô paterno e filho da Fly com Ranor é de propriedade do Sr Jairo Pimenta de Iturama-MG. 2° colocado no Campeonato Brasileiro na categoria Ranch ovinos 2001, Campeão Brasileiro future na categoria Ranch Bovino 2001.

Cão que Dorotheia titular do Canil Caracu do Ipê competia em provas de pastoreio. Era usado pra trabalhos de manejo de rebanho, cão corajoso e de muita atitude, um cão muito técnico e rápido. Ipê Baru é irmão inteiro de Ipê Elo um cão equilibrado o “Cole ” do treinador Sérgio Magalhães de Arroio Grande–RS.

Sergio que foi o pioneiro a treinar cães da raça Border Collie pra pastoreio no Brasil. Utilizando técnicas especificas de treinamento para cães de pastoreio. Um dos maiores treinadores e conhecedor de Border Collie de pastoreio no Brasil. Um treinador que permite que o cães por ele treinado mostre sua características. Qualidades naturais de trabalho, motivos que a tempos tem o “Cole” como seu cão de trabalho.

Fly Bisavó paterna de Dick foi cadela importada do País de Gales em 1998. Por Diomário de Barros e Dorotheia Hit´s titulares do criatório de Border Collie, Canil Caracu do Ipê em Paranaíba-MS. Em uma viagem a Holanda em 1998 Diomário e Dorotheia foram visitar uma Feira Indoor de pequenos animais. De onde tiveram a oportunidade de conhecer o Sr. Serge van der Sweep, ganhador do Campeonato Mundial de Pastoreio em 1995 com uma cachorra de nome Lyn.

Gostaram muito da cadela Lyn e decidiram que queriam uma fêmea com a mesma genética de Lyn. Foi feita a negociação com Serge van der Sweep que lhes trouxe do País de Gales a Fly uma irmã própria Lyn. Uma cadela de pelo curto, tricolor, que tinha muito estilo e coragem, muito rápida. Fly trabalhou na fazenda desde 1999, com ovelhas, búfalos e gado bovino. Uma cadela de muita explosão muscular, dando a ela uma velocidade bem acima da média. Característica que transmitiu a seu filhos, entre eles se destaca. Ipê Elo ” Cole” e Ipê Baru.Onda BCC-86 avó paterna de Dick é de criação de André Camozato e pertence a Alexandre Pupo Ferreira de São Bento de Sapucaí/MG. É filha de Ben x Apinta uma cruza consagrada.

Uma cadela que agradou bastante aos treinadores de BCs daquela região devidos as qualidades que mostrava no pastoreio. Uma cadela que foi treinada e qualidade de seu desempenho no pastoreio a tornou bem valorizada. Onda BCC-86 era usava no campo para pastoreio de bovinos e equinos. Apinta BCC-1 Bisavó paterna de Dick é de criação de André Camozato uma cadela Técnica, rápida, ágil e firme sem ser agressiva. Pois estas eram as características dos cães originados da cruza Toss x Freckles. Recebeu apenas treinamento básico e era usada para trabalho campeiro na fazenda. Não participou de competição, o seu nascimento juntamente com a ninhada que nasceu, marcou o inicio das atividades de André Camozato como criador.

Uma das melhores cruzas da criação de André Camozato foi APINTA x BEN. Todos os filhotes trabalharam, alguns mais técnicos …. outros além de técnicos tinham atitudes firmes. André gostava muito desta matriz foi a principal matriz do BCC por muitos anos, a matriz nº 1 do BCC, até surgir a NINA BCC-76. Devido a sua genética e produção com Ben foi muito usada no plantel de André Camozato como matriz.

BEN seu Bisavó paterno foi importado dos EUA em 1998 por André Camozzato de Encruzilhada do Sul – RS. Com finalidade de dar contribuição no crescimento da qualidade dos Border Collies do BCC e do Brasil. E como chefe de raça e pai de linhagem, tornou-se o mais importante raçador do BCC e do Brasil. Provou ser possuidor de alta qualidade genética em todas as suas progênies. Produziu excelentes filhos, imprimia sua qualidades independente da cadela.

Esta era sua qualidade, e é o que é desejamos em um cão para reprodução. Até mesmo independe do desempenho do indivíduo ele é capaz de passar suas qualidades a sua progênie. Evidenciando assim do grau de herdabilidade nas progênies. IMP BEN era um cão que veio adulto e treinado do EUA e trabalhava tanto com ovinos e bovinos. Como reprodutor produziu: Nina BCC-76 – a melhor matriz do BCC de todos os tempos. Kiwi BCC-61 – de propriedade de Sergio Magalhães. A cadela que conquistou os dois mais importantes títulos no campeonato nacional.

Em mesmo ano na categoria Open Ovinos (principal) e na categoria Ranch Bovinos (principal)Key Skip BCC-65 – reprodutor que serviu ao tradicional canil Bratislava de propriedade de Nedinho e produziu Doc Bratislava (Oz) campeão Brasileiro de pastoreio com ovelha 2005 na categoria open.

Neka BCC-78 – a Vitória de José Rubens cadela treinada de valor no pastoreio Milonga. De propriedade de Alexandre Figueiredo do Canil Torena. Milonga é a cadela que foi a estrela da matéria sobre pastoreio no Programa Globo Rural. É também a estrela do campeonato Gaúcho de pastoreio dos últimos dois anos 2006 e 2007. Em que venceu o campeonato na principais categorias da competição. Open de Ovinos e Ranch de bovinos e como prova de sua consistência conquistou o maior titulo do pastoreio com bovinos do ano é Campeã Brasileira de pastoreio de 2007. Capitão – de propriedade de Alexandre Figueiredo irmão próprio da cadela Milonga. Foi o Campeão Brasileiro de pastoreio de 2006 na categoria Open Ovinos. E segundo lugar ranch Bovinos. Cor: Preto e Branco-Resultados DNA/CEA:“Normal”MICROCHIP 963007000026929

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *