FILHOTES, COMO ENSINAR FAZER XIXI E COCÔ NO LUGAR CERTO!!

Filhotes, como ensinar fazer xixi e cocô no lugar certo!!

Todo filhote precisa de treino para aprender a fazer as necessidades em lugar determinado. O procedimento não é complicado e também não costuma ser demorado. Mas é importante que seja feito corretamente. Falhas podem confundir o filhote e tornar o aprendizado mais complexo e demorado.

Vamos enfocar o local ideal para ser banheiro do cão e como distribuir os acessórios nele, parte fundamental da estratégia para criar bons hábitos de higiene.

Filhotes fazem cocô e xixi, alguns minutos depois de comer e beber água, cuide os horários de seu cão, e nessas horas tenha mais atenção.

Longe da caminha, comida e água: Para obter sucesso no treinamento, é preciso ter em mente uma regra básica. À medida que crescem, os cães procuram fazer as necessidades cada vez mais longe de onde comem e dormem ou do local onde a matilha ou a família fica reunida. Respeitar esse instinto é fundamental para um adequado planejamento do banheiro.

Os cães se afastam para fazer as necessidades desde a época em que mamam, mesmo que por alguns segundos. Por isso, alguns criadores forram com pedaços de carpete o lugar onde a fêmea dá de mamar e com jornal, os arredores. Isso ajuda os cãezinhos a relacionar o tapete com o lugar de dormir. O que começa a criar neles uma certa inibição de fazer xixi no tapete. E promove uma associação de jornal com local para fazer as necessidades.

Mesmo quando o cão vem de uma criação que só usa jornal na forração (alguns filhotes, por causa disso, quando chegam evitam se aliviar em jornal). consegue-se obter sucesso na formação de bons hábitos de higiene. Basta que o treino seja consistente com o instinto canino.

No início, vários banheiros. Filhotes não conseguem segurar por muito tempo a necessidade de ir ao banheiro. Não gostam de se afastar muito das pessoas ou de seu grupo. Oferecer mais de uma opção de banheiro é uma ajuda para eles e facilita também a vida de quem os leva freqüentemente para se aliviar. Conforme o cãozinho cresce e aprende a segurar mais as necessidades, estimule-o a faze-las só nos locais que pretende manter como banheiro.

Procedimento semelhante pode ser adotado por quem quer acostumar o cão a só fazer as necessidades na rua. Mas antes de decidir por essa opção, leve em conta que há dias chuvosos e outros em que as pessoas chegam tarde em casa.

Sempre nas periferias. Quando sugerimos locais ideais para serem adotados como banheiro, penso na casa como um conjunto de ambiente de convívio e de relaxamento. Procuro nunca colocar o banheiro no centro de um desses ambientes, e sim, na sua periferia. É o caso de uma suíte, por exemplo. Já a varanda pode ser a periferia da sala. E a área de serviço, a da cozinha.

Posição da comida, água e caminha: Lembre-se que o cão quase sempre quer estar perto das pessoas e nunca isolado. Portanto, a tendência dele, quando confinado, será de se aproximar o máximo possível do local onde poderá acompanhar melhor a movimentação da casa. É lá que ele irá relaxar e ficar à espera da presença de alguém. Na área de serviço, por exemplo, seu provável lugar preferido será perto da porta de acesso à cozinha. Não poremos o banheirinho perto dali. Ao contrário, colocaremos por lá a comida e a caminha, que podem ficar próximas uma da outra. E o banheirinho irá para o canto oposto ou para outro ambiente ao qual o cão tenha livre acesso.

É importante também evitar situações que possam levar o cão a pisar em seu próprio excremento, pois isso o desmotivará a usar o local. Quanto menor a área, mais imediata deverá ser a retirada das fezes e da urina.

Não se desespere: É muito comum encontrar proprietários com problemas de cão que faz necessidade em locais inapropriados. Na ansiedade de resolver o problema, tentam procedimentos diferentes a cada erro do filhote. Já ouvimos vários desses proprietários dizerem que nada funciona. Batem no cão, colocam-no de castigo, dão recompensa, fazem de tudo e nada dá certo! A atitude correta é não se desesperar e manter sempre a lógica do treino. Ou seja, ter a correta distribuição da cama, do comedouro e do banheiro.

Se o filhote fizer xixi na própria caminha ou no prato de comida, por exemplo, será preciso procurar compreender a causa. Se for por inadequação de espaço, corrigiremos essa parte. Se for por insegurança, o cão acabará entendendo o que deve fazer. Basta dar tempo. A freqüência de acidentes ficará cada vez menor e você perceberá que está no caminho. Certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *