FILHOTES CRIADOR OU PRODUTOR! RESPONSABILIDADE!!

Criador ou reprodutor – responsabilidade!!

Tendo em vista os bons cães da raça Border Collie na idade adulta, é coerente identificar que o pastoreio e os fundamentos da raça Border Collie são os responsáveis pelos atributos que a raça desenvolveu de inteligência capacidade e versatilidade.

O melhoramento das técnicas de adestramento e treinamento somados ao melhoramento genético dos cães. Dirigidos para treinabilidade e resultados desenvolveu e muito a raça, embora o numero de cães excepcionais não seja muito.
É de grande importância para a raça o seu direcionamento e devemos começar pelo princípio ou simplesmente pelo começo. O acasalamento” para se chegar a um bom exemplar ou um cão espetacular da raça. Até mesmo o resultado inverso que é o insucesso ou decepção com a raça chegando. Muitas vezes a uma visão destorcida sobre os méritos destes cães, devido a erros cometidos no inicio. Erros de aquisição e acasalamento que são muito comuns aos marinheiros de primeira viagem.

ACASALAMENTOS: “CERTO OU ERRADO”
A utilização de acasalamentos consanguíneos INBREEDING, onde os acasalamentos são feitos entre parentes diretos. Por exemplo, pai x filha, mãe x filho, meio-irmão x meio-irmão e acasalamentos entre irmãos próprios (acasalamento entre irmãos próprios, não são aceitos por algumas associações).

Acasalamentos em linha ou LINE-BREEDING que é os acasalamentos entre parentes indiretos. Avô x neta, primo x primo ou acasalamentos entre parentes de 2º 3º 4º 5º geração de parentesco. O LINE-BREEDING é o tipo de acasalamento preferido pelos criadores, que sabem o que pode ser obtido de cada linhagem. Requer ciência de genes dominantes e recessivos dos acasalados, sendo este o propósito de evidenciar e fixar características desejáveis corrigir defeitos.

Os cruzamentos acima são entre indivíduos que possuem cromossomos muito semelhantes que intensifica as faltas. Bem como os pontos forte e que requer conhecimento técnico sobre características transmissíveis. E muita cautela , visto que a falta de variedade genética é a causa do declínio de muitas raças e espécies. Também é a causa da extinção ou em risco de extinção da maioria das espécies ameaçadas. E com alta incidência não levam a gerações futuras mais adaptadas.

Outras formas de cruzamentos são OUTCROSSING trata-se de cruzamentos de um casal sem parentesco entre si. Mas possuem pais que nasceram de cruzamentos consanguíneos e o OUTBREEDING são cruzamento entre cães sem nenhum vínculo parentesco direto ou indireto. Esses dois últimos tipos de cruzamentos são menos arriscados. Especialmente aos criadores iniciantes, pois o domínio de uma genética leva anos e requer muitos estudos de muitas gerações. O OUTBREEDING torna a fixação de características muito mais difícil, devido à constante introdução de diferente material genético. A vantagem deste programa é a manutenção da variabilidade genética que leva ao vigor do híbrido.

Torna-se quase impossível perceber ou identificar os tipos de acasalamento que geraram um filhote. Quando os pais não possuem pedigree, sem pedigree pode-se dizer que não há investimento em processo seletivo. Para manutenção ou melhoramento de características desejáveis determinantes para uma raça. Sendo o pedigree uma das formas mais conhecidas e acessíveis de documentação e controle genealógico.

Os criadores tem como ferramenta para buscar padrões o uso da consangüinidade, mas para ser usada de forma mais acertada. Com a função de promover alguns ajustes requer do criador que a promove maior conhecimento, experiência, discernimento e tato sobre herdabilidade ou características genéticas transmissíveis. E sobre o conjunto de benefícios e perdas deste formato de acasalamento e desta forma não fazer cruzamentos proibidos ou indesejados.
Os criadores de cães de trabalho buscam características mais difíceis de serem medidas e extremamente dependentes do manejo adotado. Quando o objetivo é somente o fenótipo é mais facilmente avaliável.

A observação de muitas gerações nos permite com maior acurácia identificar as características de alta herdabilidade. A avaliação genética do macho é mais fácil e de maior acurácia, devido ao maior numero de filhos que dele podem ser produzidos levando em consideração o menor numero de filhos que uma fêmea é capaz de produzir, tornando a avaliação das fêmeas mais complexas, pois se tratando de herdabilidade, o fundamental é a avaliação de progênie.

É importante ressaltar que a seleção, apesar de possibilitar a mudança da freqüência gênica da população, aumentando a freqüência de alelos favoráveis, não cria novos genes.

Vale destacar que o único que se perpetua é o animal com pureza racial. Quando se faz animais produto de maus acasalamentos, mestiços tem-se um ganho apenas naquela geração. Dali para frente não se ganha mais. São os bons animais puro que prevalecem, pois são a continuidade para o resto da história.

Temos de pensar também em animais com sangue aberto, para darmos continuidade a nossa criação e as qualidades conquistadas, com opção de refrescamento de sangue, para não estagnarmos a criação ou entrar em declínio.
Para uma raça a diversidade genética e abertura de sangue são da maior importância e para ampliar nosso banco genético, não é só trazer cães de fora (importar), mas trazer o que há de melhor.

O criador tem de ser uma pessoa que está sempre buscando algo para inovar. O selecionador é, acima de tudo, um sonhador.

Cláudio Murilo
Canil Boiadeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *