PADRÃO RACIAL BORDER COLLIE!!

Padrão Racial do Cão Border Collie!!

Tinga (17)       Tinger 17-06 (1)

A ISDS International Sheep Dog Society com sede na Inglaterra determina que o Border Collie tenha tipicidade e padrão de trabalho, postura e habilidade para execução do trabalho e como a criação do Border Collie é voltada para o trabalho, não se preocupa muito com a morfologia como padrão racial a ser seguido. Mesmo assim a Confederação Brasileira de Cinofilia determina algumas características que todo Border Collie deve ter:

APARÊNCIA GERAL: bem proporcionado, de silhueta suave revelando qualidade, graça e perfeito equilíbrio, combinando com substância suficiente para conferir uma impressão de resistência. Qualquer tendência à rusticidade ou debilidade é indesejável.

CARACTERÍSTICAS: tenacidade, pastor de trabalho pesado, de ótima tratabilidade.

TEMPERAMENTO: esperto, alerta, responsável e inteligente. Jamais nervoso ou agressivo.

CABEÇA E CRÂNIO: crânio razoavelmente largo, occipital não pronunciado. Sem bochechas cheias ou arredondadas. Focinho afinando para a trufa, moderadamente curto e robusto. Crânio e focinho, aproximadamente do mesmo comprimento. Stop bem marcado. Trufa preta, exceto para os exemplares de cor marrom ou chocolate, nos quais pode ser mais marrom. Nos azuis, a trufa é cor-de-ardósia. Narinas bem desenvolvidas.

OLHOS: inseridos bem separados, de formato oval e tamanho médio; de cor marrom exceto nos “merle” para os quais um, ambos os olhos ou apenas parte de um poderá ser azul. Expressão suave, esperta, alerta e inteligente.
ORELHAS: de textura e tamanho médio, inseridas bem separadas. Portadas eretas ou semi-eretas e de audição muito sensível.

BOCA: maxilares e dentes fortes com uma mordedura em tesoura perfeita, regular e completa, isto é, os dentes superiores recobrem os inferiores e são inseridos ortogonalmente aos maxilares.

PESCOÇO: de bom comprimento, robusto e musculado, levemente arqueados engrossando para os ombros.

ANTERIORES: visto de frente, paralelos, visto de perfil, metacarpos ligeiramente inclinados. Ossatura forte sem ser pesada. Ombros bem angulados, os cotovelos trabalhando ajustados rente ao tórax.

TRONCO: de aspecto atlético, costelas bem arqueadas, peito profundo e mais para largo, lombo profundo e musculado sem ser esgalgado. O comprimento do tronco é ligeiramente maior que a altura na cernelha.

POSTERIORES: largos, musculados, vistos de perfil, a garupa é ligeiramente inclinada para a raiz da cauda. Coxas longas, profundas e musculadas com joelhos bem angulados e jarretes curtos e robustos. Vistos por trás, os jarretes têm boa ossatura e são paralelos.

PATAS: de formato oval, almofadas plantares e digitais espessas, robustas e saudáveis, dígitos bem arqueados e compactos. Unhas curtas e fortes.

CAUDA: moderadamente longa, com a última vértebra alcançando, no mínimo, o nível dos jarretes, de inserção baixa, bem guarnecida de pêlos e com uma espiral para cima na direção da ponta, conferindo um gracioso contorno e equilíbrio ao cão. A cauda poderá erguer-se em estado de excitação, jamais portada sobre o dorso.

MOVIMENTAÇÃO: fluente, suave e incansável, com um mínimo de elevação das patas, conferindo a impressão de habilidade para movimentação com grande propulsão e velocidade.

PELAGEM: duas variedades. Moderadamente longa. Lisa. Em ambas, a pelagem é densa e de textura média, subpêlo macio e denso fornecendo boa proteção contra intempéries. Na variedade de pelagem moderadamente longa, a abundância de pêlos forma uma juba, culotes e pincel. Na face, orelhas, anteriores (exceto para franjas), posteriores do jarrete ao solo, o pêlo é curto e liso.

COR: a variedade de cores é permitida. O branco jamais deverá ser predominante.

TALHE: altura ideal na cernelha: machos 53cm; fêmeas, ligeiramente menores.

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deverá ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

Os machos devem apresentar dois testículos de aparência normal, bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal.

IMPORTANTE: A anatomia desses cães deve ser na grande maioria alongada. Isso possibilita maior maleabilidade nas curvas na troca de direção. Geralmente, depois de algum esforço de movimento ou aumento de velocidade, tendem ao “single tracking”, ou seja, tendem a ter o movimento das patas dirigidas numa convergência para o centro. Alguns pensam se tratar de falta, à medida que eles perdem o paralelismo, mas ao contrário, é um fator de extrema utilidade para as funções de campo, bem como a desenvoltura, flexibilidade, vigor, alcance.

Como cães de trabalho de grande versatilidade e trabalham em diversos tipos de regiões,
sobretudo de climas quentes como a de nosso país tropical que atingem grandes velocidades, esta anatomia alongada aliada a boa estrutura de tórax com pulmões e coração amplos tem a função de possibilitar maior capacidade de oxigenação, circulação sanguínea, ventilação e refrescamento, estrutura esta que lhes propícia uma excelente capacidade trabalho bem como recuperação física durante a atividade.

Arina x Iguaçu Ninhada (2)       Jay 17-06 (10)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *