HISTÓRIA DA RAÇA PASTOR BELGA MALINOIS!!

História da Raça Pastor Belga Malinois!!

O Pastor Belga Malinois é a variedade de pêlo curto. A cor da sua pelagem é fulvo encarvoado com máscara preta. Desenvolvido na região de Malinois, é o mais popular dos Pastores na Bélgica. Tem como qualidades a excelência na guarda, a lealdade, a devoção ao dono e a inteligência. É utilizado por equipes policiais de vários países.
Temperamento é estável, porém, o Malinois mostra-se desconfiado com estranhos. O Pastor Belga Malinois está presente no Guiness Book, o livro dos recordes, como o maior farejador de drogas já registrado.

Sempre vigilante e atento, o seu olhar vivo e interrogador demonstra a sua inteligência.

O Malinois é uma raça que está sendo muito usada pela polícia de muitos países e crescentemente sendo usado pela polícia brasileira, em especial usados pela polícia federal na detecção de drogas, devido ao seu excelente faro. Eles são mais leves e mais velozes que o pastor alemão e tem um ataque excepcional.

Um bom exemplar da raça Pastor Belga de Mailinois, atuará com grande decisão e energia quando tiver que defender o seu dono, família ou propriedade, não hesitando em atuar se as situações assim o requeiram, ainda que em condições normais tenha um caráter brincalhão, o que faz dele um eterno cachorro. Fidelidade é seu sobrenome, essa raça é pura lealdade ao dono.

É um cão muito dócil e afetuoso, sempre pronto a seguir o seu dono, sendo por isso apelidado de cão sombra. Sendo sensível ao dono, tem absoluta necessidade de se sentir amado e de viver num ambiente de confiança entregando-se por completo ao seu dono. Criado com carinho e respeito adapta-se a tudo quanto o seu dono lhe peça. Compreendem tudo, mas aceitam mal a brutalidade, que nunca se deve utilizar para com eles.
Valente, destemido e independente, embora apegado a seu dono. Requer pulso forte em sua educação, como todo cão de trabalho e guarda.

Conheça este cão que já é conhecido como a ferrari dos cães.
Capacidades esta raça que, felizmente ainda é pouco conhecida e divulgada pelas “modas” dos cães de raça, é atualmente a raça mais funcional em termos desportivos e utilitários, com provas dadas a nível mundial em quase todas as modalidades de desporto canino, como RCI(regulamento de concurso internacional) provas de pistagem; obediência, defesa, agility (provas de agilidade e execução em velocidade), mondioring (provas de obediência; saltos; provas de coragem), pistagem (provas de procura de rastro), campagne (provas de cães de policia e segurança civil), ring francês/belga (provas de obediência; exercícios de salto e defesa)/holandês (provas de cães para a policia holandesa), busca e salvamento, cães de trufa (provas de procura de cogumelos/trufas enterrados no solo), bem como em outras atividades de utilidade cívica como os cães de polícia de intervenção, droga e explosivos.

Estas vitórias ilustram bem as grandes capacidades de que esta raça é detentora, fruto de um cuidado e rigoroso trabalho de seleção que vem sendo desenvolvido por um conjunto de excelentes criadores dedicados ao melhoramento da raça.

O Pastor Belga é dotado de uma grande e célere capacidade de aprendizagem, uma magnífica versatilidade mental e interpretação, sendo capaz de passar do estado de inatividade ao de reação em segundos. Possuidor de nervos de aço que lhe permitem largos períodos de concentração é corajoso, determinado e destemido, bem como atento, vigilante e sociável; tudo isto, conjugado com uma excelente robustez física, boa capacidade de impulsão, enorme velocidade e destreza física, boa capacidade olfativa, grande resistência à fadiga e forte aptidão ao trabalho sob condições adversas, fazem deles uns atletas incomparáveis e heróis da versatilidade.

O Pastor Belga Malinois distingue-se das demais pela capacidade de trabalho destes cães, em que o mesmo cão é capaz de fazer diversas atividades /desportos distintos como, por exemplo: O pastor belga Malinois huby domaine saint loup, que foi campeão do mundo de mondioring por duas vezes, campeão de campeane por duas vezes, campeão de pistagem, de ring francês por duas vezes, campeão de RCI. Como exemplo de destaques a nível mundial podemos apresentar alguns dos muitos vencedores: Tri-campeão do mundo de RCI, de todas as raças, o Pastor Belga Malinois klemm Vom Roten Falken e tri-campeão do mundo de ondioring, de todas as raças e tri-campeão de ring belga o PB Malinois – Siblacky Van Joefarm.campeão de campagne, de todas as raças, o pb malinois – Jo du Domaine ST Loup.campeão de ring françês, de todas as raças, o pb Malinois – Niepce des Loups Mutins.
CUIDADOS BÁSICOS- como cão rústico que é, o Pastor Belga Malinois não precisa de muitos cuidados. Em termos de tratamento do pêlo, bastando uma escovagem mensal com uma escova de cerdas naturais. Só na mudança de pêlo é que se torna necessário realizar escovagens mais freqüentes. De forma a retirar o pêlo morto que se encontra solto. O que permitirá que a pele respire mais facilmente e nasça mais rapidamente o novo pêlo. Não necessita de tomar banhos freqüentes, pois uma das suas maravilhosas características é a ausência do odor. Os banhos em demasia só tornam o pêlo opaco e fraco, retirando a camada de subpêlo. Que tem o que lhe permite resistir com facilidade às diferenças de temperatura.

Não babam, o que torna mais fáceis e melhor interagir e treinar o que facilita o convívio e a higiene.

PERFIL PROPRIETÁRIO

Um bom cão é o carácter de um cão, é o que lidamos todos os dias. E só um exemplar com caráter equilibrado, resultado de uma criação seletiva e conscienciosa. Nos permitirá ter um cão sociável, confiante, sem agressividade descontrolada e sem timidez. Apto para desempenhar as funções que lhe são inatas.

No entanto, tendo em conta as idéias acima referenciadas um candidato a dono de um Pastor Belga, deve ter atenção. Tem disponibilidade para dedicar, pelo menos 20 minutos diários de exercício físico ao seu cão? Tem disponibilidade para educar o seu cão, proporcionando lhe momentos de brincadeira interagindo com ele?- tem disponibilidade financeira para providenciar ao seu cão uma alimentação equilibrada e os cuidados veterinários de que ele necessita?- É uma pessoa paciente que não recorre com facilidade à violência para impor as suas vontades? É uma pessoa ativa? Gostaria de praticar desportos caninos? Se pretende ter um amigo que tudo fará para lhe agradar? Se respondeu afirmativamente a todas estas questões. Então tem o perfil adequado para ser um futuro dono de um Pastor Belga Malinois. Usufruir da maravilhosa relação de amizade, companheirismo e confiança que estes magníficos estão sempre dispostos a nos oferecer.

Mali Onda x Half F2 17-06 (12)        Emilly 17-06 (55)
Fonte: Celso Alves e Magda Estevão
com edição do Canil Boiadeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *