O Canil!!

  Como tudo começou!!

  O Canil-Boiadeiro surgiu de uma paixão pela lida de gado na Fazenda desde a infância com vacas leiteiras na fazenda onde me criei. Posteriormente em outras terras com o nelore. Conheci o trabalho de cães junto de vaqueiros na lida de gado em uma grande fazenda no norte de Minas (11 700 há) que foi comprada pelo meu então patrão, na compra da fazenda, também foi adquirido um número estimado de cabeças de gado arribadas (perdida que virou brabeza nos cerrados da fazenda).
  Tendo expirado o tempo para entrega da fazenda, e em vistas das dificuldades e incertezas para trazer estes últimos animais alongados nas largas para serem embarcados na fazenda o jeito foi oferecer a preço baixo e atraente ao novo dono que arrematou por um preço ainda mais baixo. Com a garra e sabedoria dos vaqueiros e em parceria com os cães, algumas dezenas de cabeças de gado arribado foram capturadas, número bem superior à estimativa, onde os vaqueiros usavam cachorros para levantar o rebanho, e também para tirar os nelores que se entocavam dentro de moitas de espinhos de arranha gato, espinho agulha, e lugares de difícil acesso onde os vaqueiros do norte não conseguiam chegar, os cachorros iam e os retiravam para o campo limpo permitindo que os vaqueiros os laçassem e os conduzissem para o local desejado.

   Aguçando a curiosidade

   Em outra experiência no Mato Grosso onde num arrendamento de uma fazenda ficavam alongadas (escondidas) algumas vacas e novilhas por mais de um mês, numa área de terra de mata e cerrado, então para pegar estas vacas contratamos um vaqueiro bom no laço, e que tinha dois cães da raça bulldog americano, com ajuda dos cães o serviço foi divertido.

Somente em 2003 tive o privilégio de conhecer a raça Border collie. Um cão desta raça conduzindo o gado com total habilidade, e obediência a seu mestre. Foi paixão a primeira vista e resolvi que teria este cão para mim, comecei a pesquisar em revistas especializadas, internet e todos os meios de informação para ter mais conhecimento sobre raça e seus criadores.

   Encantamento e inicio do Canil-Boiadeiro.

   Fiquei encantado pela raça e decido a criar cães com a qualidade daquele primeiro que conheci. Então viajei muito para conhecer a raça e buscar alguns animais para minha criação. Adquiri de renomados criadores da época três fêmeas e dois machos para iniciar minha criação. Construí então o Canil Boiadeiro para alojar estes animais e para treiná-los iniciando assim a nossa seleção.

Meu objetivo deste o inicio era criar e treinar meus cães para aproveitar todo o potencial de trabalho que poderiam mostrar e desempenhar. Como por aqui não existia pessoa capacitada para treinar estes cães de pastoreio. Buscando por um caminho mais curto paguei um curso para um treinador de cavalos Quarto de Milha. Era meu amigo e parceiro no laço de bezerro que na época treinava e montava meus cavalos.

Através dele conheci cães diferentes e superiores dos que eu havia iniciado. Ao mesmo tempo em que eu estava iniciando a criação também reorientava a direção para atender a meus propósitos de evolução do meu criatório. Pois não havia acertado nas primeiras aquisições. Então eu, e o jovem treinador viajávamos juntos e adquiri meu cão Dick. Considero um acerto em minha criação, daí pra cá adquiri o Mick BCC-222 um acerto ainda maior.

 

   Adquirindo mais conhecimento

   Outro acerto foi a viagem que fiz ao Rio Grande do sul, onde fui muito bem recebido pelo anfitrião André Camozzato. Ele me apresentou seu criatório e apresentou-me a vários criadores. Fomos muito bem recebidos em seus criatórios, de lá veio mais direcionamento e conhecimento para os rumos de nossa criação.
   Minha próxima viagem foi ao campeonato Brasileiro de pastoreio 2005. Já estava programado de levar um funcionário nosso para fazer um curso para treinamento de pastoreio. Lá adquiri uma filha do campeão daquele ano. No ano seguinte promovi dois cursos de pastoreio em nosso canil na Cidade de Ervália-MG. Com o objetivo formar treinadores para nossa região. Fornecer mais treinamento e refinamento para nosso funcionário.
   Continuei perseguindo meu objetivo e dai pra cá os investimentos não param. Adquiri filhas e irmãs de campeões brasileiros de pastoreio e filhas de matrizes consagradas. Como “Lusa Oroitê” “Cheron” “O’sina” e “jimmy”, pois precisava de matrizes a altura dos nossos reprodutores, pois consideramos a matriz a outra metade do acasalamento.
   Considero também meu acerto a aquisição da matrizes treinadas; compra de coberturas e aquisição do importado “Spot” e os nascidos em nosso criatório como “Shaiene Boaideiro” “Itália Boiadeiro”, “Daslu Boiadeiro”, “Espanha Boiadeiro” que estão em nosso plantel e outros que foram vendidos e que foram treinados como “Robinho Boiadeiro”, “Onix Boiadeiro”, “Colt Boiadeiro” e um bom numero de bons cães que não tiveram a chance de serem treinados, atualmente um de nossos principais padreadores é o “Iguaçu Boiadeiro“.

  Canil-Boiadeiro foco na evolução.

   Desde o início, tivemos o discernimento e a apreciação da boa amizade e companheirismo no meio do pastoreio. Tanto com criadores, treinadores, competidores e proprietários de Border Collie. No sentido de somar em benefício do fortalecimento e contribuição a raça. Com isto formamos um grupo de pessoas que tem algo em comum, a paixão pelo pastoreio com os cães da raça Border collie. Montamos nossa Central de Adestramento para cães de pastoreio. Com pista de competição na cidade de Jequitibá-MG para dar suporte e treinar nossos cães e treinar cães de terceiros.
  Hoje o contamos com 04 treinadores profissionais, atingimos um marco histórico para o pastoreio brasileiro. A realização da 1ª prova oficial de pastoreio da Associação Sudeste de Pastoreio-ASP. Incluiu os estados de Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro. Um cão de nossa criação e treinado por nosso pessoal foi o vencedor na principal categoria, OPEN de bovino e ovinos.
A raça Border Collie a principal raça que criamos, entretanto criamos também a raça Pastor Belga Malinois. Contamos com um seleto plantel de alto nível.