Missão – Visão – Valores

Missão

Criação e Seleção de animais puros das raças Border Collie e Pastor Belga Malinois. Nossa criação é fundamentada em quatro pilares; Pureza racial, aptidão ao trabalho, temperamento e vigor. Visando a qualidade em todas as etapas instituímos um conjunto de práticas e valores que norteiam nossa criação; com atenção aos detalhes e contribuições respeitando a importância de cada um para chegar a resultados diferenciados; conferindo assim aos cães de nossa criação qualidades e predisposição para cumprir o que propõe a raça em sua essência; consequentemente privilegia-se a condição destes cães de serem mais felizes e saudavéis o que proporciona também a satisfação dos novos proprietários e investidores.
Os Resultados de nossa criação se consolidaram a partir da melhor origem, desempenhado com gosto pela criação; com investimentos em aquisições; capricho nos acasalamentos; paciência; foco na seleção, e metodologia. Um de nossos diferencial esta na pressão de seleção com finalidade de produzir animais de ponta providos do mais alto valor zootécnico e qualidades distintas originados a partir de pais racialmente superiores buscados através de criteriosa seleção e dos anos de experiência; com uso das mais modernas tecnologias e de constante atualização de técnicas de criação e treinamento com investimentos em instalações e estrutura para abrigar e dar suporte aos nossos propósitos de criação e treinamento.
Com investimentos direcionados para aquisição e formação de animais provados também para compra de coberturas de reprodutores destacados; animais por nós criteriosamente garimpados no Brasil e nos países de origem berços das raças, focado no proposito de composição de um plantel diferenciado de padreadores e matrizes de alto valor genético e consequentemente o que também disponibilizaremos a partir destes animais por nós trabalhos.
Acreditamos que uma criação ou marca de valor se faz com aprimoramento constante, a partir da melhor origem.
Seguindo este propósito parte do que arrecadamos com a venda de filhotes e cães treinados reinvestimos em melhorias, formação e aquisição de novos cães, importação, compra de coberturas e treinamento.
Temos um proposito de criação onde nunca se economizou para obter o melhor, acreditamos que o que é bom não é caro; e que o que é bom não custa. Vale!
Compromisso assumido há quase uma década atrás quando propusemos a criar cães puros de trabalho e comprido até hoje. Respeitando sempre nosso cliente como investidor e ser humano focando na qualidade dos animais ofertados acima de tudo. Afinal lidamos com a vida e nos orgulhamos de fazer bem feito.

Visão

Por gostar do que fazemos; podemos fazer bem feito e ter a alegria de criar um animal bonito e de qualidade; nosso objetivo é disponibilizar a nossos clientes e parceiros animais saudáveis de genéticade ponta, de qualidades previsíveis, de padrão racial, de temperamento equilibrado e facilmente treinável; quer seja o cão para a finalidade ferramentas de trabalho; pratica esportiva em competições, reprodução ou para ser um fiel amigo e companhia.
Além de disponibilizar bons cães diferenciados procuramos aprimorar nossos serviços com o objetivo de agregam valores a vida de um maior número de pessoas, sem deixar abalar nosso diferencial e nossa filosofia de qualidade e respeito ao animal e ao ser humano.
Oferecemos uma parceria que vai além de uma simples relação comercial demonstrando, mantendo e construindo nossa reputação a partir do cumprimento de nossas propostas e da qualidade oferecida a nossos clientes e parceiros.

Valores

Nossa criação é fundamentada em quatro pilares.
Pureza racial, aptidão ao trabalho, temperamento e vigor.
1 – Acasalamentos direcionados.
I- O uso de reprodutores novos ou introdução de genética nova ou ainda pouco conhecida em nosso programa de criação limitar-se-á a 20% de participação na reprodução; evitando assim uma influencia equivocada ou resultados pouco desejáveis na criação. O objetivo é testar e avaliar a progênies de novos reprodutores antes de usa-los intensivamente; não aventurando correr o risco de ter influencia desastrosa ou até mesmo perder o rumo da criação.
II- Programa de seleção e melhoramento consistido da renovação de 20% do plantel ao ano; com retirada de animais com desempenho indesejável ou de menor contribuição à criação e integração de novos cães melhorados filhos de nossos melhores produtores obtidos por processo seletivo e de melhoramento genético, também de aquisições pinçadas da cabeceira dos melhores criatórios que possam dar contribuição a nosso plantel.
III- Os acasalamentos serão dirigidos focando originar taxa de endogamia que aproxima-se de 6% direcionando a ser superior a 3% e inferior a 10%, focando os grandes raçadores na linha baixa e alta em line-breeding.
IV- Os acasalamentos em inbreeding serão excepcionalmente admitidos e restritos a exemplares excepcionais; obrigatoriamente portadores de características superiores para aptidão ao trabalho, temperamento e vigor; onde se deslumbra as possibilidades de obter produtos diferenciados e fixação de genes para características importantes; sem prejuízo relevante para as demais características.
V- Cães da moda podem detonar a criação em primeira geração e para reparar o estrago pode demandar muito tempo ou até mesmo o desvio e descontinuidade na evolução da raça. A pior coisa para um plantel ou raça é o retrocesso. Por outro lado se o individuo é diferenciado o quanto mais precoce se descobrir suas qualidades como raçador, maiores são suas as possibilidades de contribuição para raça e para dar uma avançada e provavelmente modernizar a raça.
2- Mérito genético dos animais direcionados a ser reprodutores ou matrizes
I- Nosso direcionamento é em investir sempre; mais e melhor em genética para produzir cada vez mais; animais de consistentes qualidades.
II- No histórico de criação de animais puros é sabido que o uso de reprodutores provados é meio caminho para o acerto; e também que a mãe é os outros 50% na composição do acasalamento. É sabido que os acasalamentos direcionados produzem melhores resultados que os acasalamentos aleatórios. E os números não mentem jamais.
III- O mérito e o respeito de uma criação esta nos animais que produz; onde espera-se que as novas gerações mantenham o nível de qualidade alcançada, ou que as novas gerações sejam superiores as anteriores. A isto atribuímos como processo seletivo e ou melhoramento genético.
IV- A seleção tem por principal finalidade escolher os pais das gerações futuras, para isto é de suma importância à identificação dos animais geneticamente superiores, isto é, que possuam maior mérito total. Discernindo requisitos de maior importância como as características genéticas que podem ser poligênica, oligogênica ou monogênica, também as características de influencia do ambiente como a recriação, nutrição e sanitária que exercem grande influencia no resultado final. A seleção tende reduzir a variância genética.
* Pastor Mantiqueira – Raça em fase de reconhecimento, ainda sem vínculos com entidades e sem o registro oficial, trata-se, portanto de uma raça brasileira de trabalho (Pastor e Guarda) centenária criada na Serra da Mantiqueira que estamos empenhados em preservar e divulgar a raça com compromisso e os mesmos critérios de aptidão ao trabalho, rigor no controle de origem e pureza racial.
3- Descartes como pressão de seleção
I – Pressão de seleção no quesito reprodução; somente cães puros de bom pedigree e origem e após passar nos testes de avaliação e verificação do conjunto de características e valores que o identificam como positivo para aptidão ao trabalho, vigor e temperamento que o habilitará ao primeiro acasalamento; sendo na sequencia os filhotes de sua produção também avaliados; é necessário que a média dos filhotes obtenha avaliação superior para tornar-se apto a reproduzir em nosso plantel e a liberação será progressiva, caso sua primeira produção não se confirme terá sua exclusão da reprodução.
II- Pressão de seleção no quesitos exclusão da reprodução: indivíduos de temperamento sensíveis; de nervos fracos ou muito reativos, instável, não saudáveis, de portes e estruturas extremadas, inaptos, de avaliação abaixo da media de nossos padrões; incompetentes ou imunodeficientes a sarna demodécica; displásicos ou afetados de CEA (Collie Eye Anomaly) ou sem informação e diagnostico para CEA que possam produzir filhos de olhos afetados; (CEA especifico a raça Border Collie). É sabido que certas características são de alta herdabilidade e não há tratamento ou reversão para certas doenças, deficiência e ausência de qualidades. Uma seleção bem conduzida deve descartar os animais inferiores sistematicamente a fim de promover o progresso genético.
III- Os anos de criatório, a seleção, o conhecimento e os investimentos constantes em material genético de qualidade; forjam a obter maior índice de resultados positivos na busca da excelência. 100% é conhecido que não é possível acertar; o que garante o equilíbrio e a evolução do plantel é principalmente o descarte, mais eficiente ainda é se procedido precoce como maior pressão de seleção.  Se não há descarte não há seleção!
IV- A uniformidade do padrão racial de um plantel e distribuição uniforme dos grupos etários dentro do plantel é um bom indicador que o descarte está sendo realizado com eficiência. Animais que um dia foi promessa, mas que não se confirmaram ou não correspondam às expectativas por vários motivos, seja por terem sidos superados; seja por erro ou equivoco na avaliação inicial; falhas, desvios genéticos, inaptidão ao trabalho, ou que desenvolva problemas de saúde ou anomalias antes ocultas; sem hesitação serão descartados da reprodução não importando os valores neles investidos como uma aposta.
V- Tendo o discernimento que desafios, problemas e erros podem surgir, é importante salientar que a atitude e a coragem para escolher novos caminhos e a disposição de investir na busca por soluções e superação dos obstáculos fazem a diferença e os bons criatórios. A ciência, experiência, tato, responsabilidade e honestidade juntos forjam o que chamamos de criadores idôneos que são raros.
VI- Quem afirma que sua criação é perfeita ou precocemente afirma que sua criação é a melhor; uma coisa se pode ter certeza: ou é por que é inexperiente, mente, ou por que não cria ou ainda porque não enxerga. A experiência e as dificuldades superadas aumentam o individuo, contudo ampliá-lhe a visão e o tato.
4- Treinamento e capacitação
I- Com o treinamento e capacitação de nossos funcionários buscamos o melhor desempenho de nossos cães; contudo buscamos incrementar a participação e os resultados de nossa equipe. A partir de técnicas modernas de treinamento e acesso a informações de qualidade e relacionamentos; buscamos assim a melhor formação e preparo profissional.
II – Como forma de incentivo a pratica do esporte e uso eficiente de cães como ferramenta de trabalho fomentamos e incentivo a formação de novos e profissionais treinadores e competidores adeptos a competições esportivas, principalmente da raça Border Collie e o pastoreio; acreditamos também que é salutar e necessária a admissão de novos adptos a criação e o treinamento para manter vivo o crescimento do pastoreio e das raças de cães de trabalho; valorizando assim nossos funcionários e colaboradores; levaram o pastoreio a outras culturas onde não é conhecido através da participação em eventos; e práticas de esportes tão necessário a vida moderna como qualidade de vida e para quem gosta de praticar esporte ao ar livre com a parceria do animal de trabalho que é principalmente apreciada e necessária a quem tem sua origem no meio rural e até mesmo urbano que é aficionado por animais onde poderá perfeitamente vir para o esporte com cães e o pastoreio.
III – Além da estrura de nossa criação na cidade de Ervália-MG montamos um centro de treinamento na cidade de Pedro Leopoldo cidade que faz parte da grande BH que é direcionado a treinar cães de terceiros assim como cães de nossos criação direcionados para competição ou uso como ferramenta de trabalho, útil, eficiente e econômica; vale destacar sobretudo que o treinamento para competições nas provas funciona como termômetro e ferramenta para direcionar os rumos da criação, com valorização dos bons cães, resultando satisfação, amizade e relacionamento entre treinadores, competidores, criadores e admiradores da raça; com formação de grupos de amigos que tem algo em comum o cão de trabalho.
IV- A montagem de nossas instalações é simples, porém apropriadas; para criação, avaliação de aptidão e avaliação de senso de trabalho de nossos cães, mensuração do vigor, temperamento e também para o treinamento de nossos cães. Em uma criação de cães de trabalho é de grande importância o treinamento, sendo o treinamento o mais apurado crivo no processo seletivo a que uma criação é submetida, como pressão de seleção, seleção de indivíduos para reprodução, descarte, e é um importante princípio de seleção, visando a aptidão e facilidade dos futuros cães a serem treinados com sucesso.
V- Com o treinamento buscamos a qualificação e a segurança profissional. Reconhecemos que a qualidade começa com as pessoas, e entre estas, com cada um de nós, individualmente. Onde superamos obstáculos e atingimos objetivos através da persistência e dedicação.
5 – Objetivo do nosso empreendimento e garantias.
I- Com objetivo focado nos resultados, buscamos obter animais geneticamente conhecidos e identificados a partir de reprodutores provados; que produzam progênie homogenia de auto índice de aproveitamento capazes de contribuir para nosso programa de seleção; manutenção do nível de qualidade de nossos cães e melhoramento genético visando à satisfação através da qualidade dos cães.
II- A satisfação dos nossos clientes. Nossa confiança, em exceder constante e consistentemente, os resultados acertados é tanta que nossos filhotes são vendidos com plano de garantias. Disponibilizando atenção e suporte pré e pós venda, que vai deste a informação do valor genético do que oferecemos, criação, recria, treinamento, cuidados sanitários, alimentar e construção de instalações; com rapidez e eficiência na entrega de pedigrees e documentação de cães adquiridos da nossa criação; concluindo assim nosso padrão de atendimento.
III- Nosso relacionamento com clientes e colaboradores é pautado pela transparência que tem como base a responsabilidade e confiança entre as partes.
IV- Nosso conjunto de valores norteiam e define as regras, em termos de coerência, comportamentos, atitudes e diretrizes, formando o conteúdo do conjunto de regras e de respostas.
A nossa gratidão àqueles que nos ajudam a expressar nossos valores para atingirmos nossos objetivos.
Projeto: Canil Boiadeiro – Cláudio Murilo
Todos os direitos reservados