Comportamento da raça!!
Border Collie – Comportamento da Raça
O comportamento do Border Collie caracteriza-se por uma extraordinária aptidão para arrebanhar e conduzir rebanhos além de ter total submissão ao dono. Podendo também ser um cão independente ao perceber a ausência de um condutor.
Encontrando possibilidade, o Border Collie pode se revelar um cão pastor desde muito pequeno, antes dos três meses, colocando a mostra seu potêncial genetico.
É tipico da raça, a forma como o Border Collie olha para as ovelhas enquanto se aproxima delas, deslizando como um felino sobre presa. Ingleses dizem que este cão tem “The eye”, “tem o olho”, uma particularidade que deve ser desenvolvida.
O Border Collie percorre, às vezes, uma centena de quilômetros, em uma só jornada, para agrupar grandes rebanhos chegando ao extremo de trabalhar até 18 horas continuas sem interrupção, podendo ter esgotamento físico, se não for interrompido pelo homem. Em atividade pecuária podem ter a missão de conduzir Bovinos em que ele aprende a se esquivar de coices e chifradas. Um cão utilizado para pastoreio, deve ser determinado e ter instinto de pastorear, e isto já inclui a capacidade morder o rebanho quando necessário para se impor autoridade ou sob comando do seu mestre, o correto e o cão se aproximar calmamente do rebanho dando chance para que ele se movimente sem a necessidade de morder, geralmente com a simples presença do cão o rebanho se move. O cão não deve agarrar ou pendurar no animal num instinto de matar, a mordida deve ser apenas um beliscão, após a mordida o cão deve ficar no lugar, jamais deve correr para trás ou circular o rebanho, nas competições as mordidas não solicitadas ou intensas demais desclassificam o cão.
O faro do Border Collie é apurado, apesar de parecer pouco importante para este tipo de animal, mas é caracteristica que o permite localizar ovelhas no espesso nevoeiro tão tipicamente britânico. Destacando-se em encontrar rebanhos perdidos.
Pode possuir pré-disposição para guarda e defesa, pois é reservado com estranhos, mas como destaca-se tanto na sua especialidade que não se pode criticá-lo por não desempenhar tão bem esta característica.
Desde o reconhecimento da raça a participação em provas de pastoreio, obediência e agility é cada vez maior. A conquista dos primeiros lugares deve-se a sua flexibilidade, tanto física quanto psíquica e qualidade de manjenabilidade.
Em relação a ter o Border Collie como animal doméstico, de estimação, quais os aspectos do cão? Brincalhão? Mais “sossegado”? etc..
Sossegado? Acho que não.Sempre precisa de muito exercício, lembro de já ter adoecido, de cama mesmo e ele ficou super estressado pela falta de atividade. O meu é fiel, carinhoso e muito presente – sempre quer ficar do lado, nem que seja só observando.