HISTORIA DA RAÇA BORDER COLLIE!!
Historia da Raça Border Collie!!
Raça caracterizada por cães pastores, o Border Collie surgiu na acidentada região de fronteira entre Escócia e Inglaterra.
Até o seculo XVIII, era usado exclusivamente para o trabalho. O Border Collie pastorava as ovelhas nas terras altas da Escócia, as vezes sem que o pastor o guiasse, sendo capaz de agir por conta própria e tomar decisões – um dos fatores que o diferem das outras raças.
A característica mais marcantes destes Border Collies é o poder de olhar(” eye power”), possuem habilidade característica da raça, de controlar as ovelhas olhando-as fixamente nos olhos.
Foram anos de cuidadosas seleções até que, em 1860, a primeira exposição canina, em solo inglês, foi sediada. O caminho para o sucesso estava começando a se traçar. Alguns anos depois ocorre o torneio para testar as habilidades destes cães e o processo de registro da raça é inicializado. A partir dai os cães Border Collie de melhor performance passam a alcançar preços cada vez mais altos.
Segundo estudos comparativos sob personalidade, as pessoas que escolhem um Border Collie, tem caráter intelectual, são inteligentes e com pré-disposição para aprender, uma particularidade dos amantes desta raça. Nos esportes o Border Collie se destaca das outras raças, tanto que no agility foram criadas modalidades em que o Border Collie não pode participar, para dar oportunidades para outras raças caninas de vencerem. O Border Collie é conhecido em todo mundo por sua inteligência, dedicação, docilidade e compreensão quase humana.
Border Collie comportamento da raça
Animal trabalhador, dando provas diárias de uma enorme vitalidade. Sempre ansiosos para desempenhar tarefas para as quais foi criado. O Border Collie foi desenvolvido para ser um cão de rebanho e seus apreciadores fazem o possível para que continue sendo. Nos lugares que criação de gado é uma grande atividade econômica nota-se a presença do Border Collie.
O comportamento do Border Collie caracteriza-se por uma extraordinária aptidão para arrebanhar e conduzir rebanhos além de ter total submissão ao dono. Podendo também ser um cão independente ao perceber a ausência de um condutor.
Encontrando possibilidade, o Border Collie pode se revelar um cão pastor desde muito pequeno. Antes dos três meses, colocando a mostra seu potencial genético.
É tipico da raça, a forma como o Border Collie olha para as ovelhas enquanto se aproxima delas. Deslizando como um felino sobre presa. Ingleses dizem que este cão tem “The eye”, “tem o olho”, uma particularidade que deve ser desenvolvida.
O trabalho do Border Collie percorre, às vezes, uma centena de quilômetros, em uma só jornada. Para agrupar grandes rebanhos chegando ao extremo de trabalhar até 18 horas continuas sem interrupção. Podendo ter esgotamento físico, se não for interrompido pelo homem.
Em atividade pecuária podem ter a missão de conduzir Bovinos em que ele aprende a se esquivar de coices e chifradas. Um cão utilizado para pastoreio, deve ser determinado e ter instinto de pastorear, e isto já inclui a capacidade morder o rebanho quando necessário para se impor autoridade ou sob comando do seu mestre, o correto e o cão se aproximar calmamente do rebanho dando chance para que ele se movimente sem a necessidade de morder, geralmente com a simples presença do cão o rebanho se move.
O cão não deve agarrar ou pendurar no animal num instinto de matar. A mordida deve ser apenas um beliscão, após a mordida o cão deve ficar no lugar. Jamais deve correr para trás ou circular o rebanho. Nas competições as mordidas não solicitadas ou intensas demais desclassificam o cão.
O faro do Border Collie é apurado, apesar de parecer pouco importante para este tipo de animal. Mas é característica que o permite localizar ovelhas no espesso nevoeiro tão tipicamente britânico. Destacando-se em encontrar rebanhos perdidos.
Pode possuir pré-disposição para guarda e defesa, pois é reservado com estranhos. Mas como destaca-se tanto na sua especialidade que não se pode criticá-lo por não desempenhar tão bem esta característica.
Desde o reconhecimento da raça a participação em provas de pastoreio, obediência e agility é cada vez maior. A conquista dos primeiros lugares deve-se a sua flexibilidade, tanto física quanto psíquica e qualidade de manjenabilidade.
Sou apaixonada pela raça Border Collie se pudesse teria todos de todas as espécies, nunca havia convivido com.um um cão tão maravilhoso e companheiro sem contar na sua capacidade de percepção quanto ao dono,se esforça em nós ver nem a felizes são preocupados e amáveis ao extremo minha Hannah tem 9 meses e a sinto precoce para sua idade ,ela é muito centrada e muito ágil em tudo que faz ,tenho uma Golden Retrivier e oercebo que isso estrago um pouco a atenção de Hannah mas as duas são filhotes ainda é muito amigas. HANNAH foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida tenho outras cachorras mas nossa ligação é totalmente diferente,amei esses documentários de vocês e se tivesse oportunidade os conheceria pessoalmente é muito lindo todo trabalho que fazem a é muito importante as explicações que dão são de Mui validade afinal é a pureza da raça que está em jogo, minha Hannah já é castrada, mas tenho Kiara, Alyssa e Ayla ainda filhotes que diante dessa visão de agora mudou totalmente minhas idéias em colocá las para ter filhotes ,tinha uma noção básica sobre acasamento entre irmãos ,merle c/ merle,matrizes ou machos com piebald oculto ou aparente, doenca de dispasia coxo femural, entre algumas outras coisinhas do sim e do não sobre Borders,mas amei muito ter encontrado vocês, principalmente para saber uma coisa boba mas seria,tenho 2 fêmeas com orelhas caídas já estão com 4 meses comem ração Goldem Power Training e nada dessas orelhas subirem o pai tem orelhas perfeitas a manhã tem orelhas caidas,particularmente acho horrível pq Hannah e Ayla de 2 meses já tem orelhinhas em pé, juro não é preconceito,são lindas uma sabia e branco e uma tricolor ambas sólido, mas as orelhas em pé num Border Collie em pezinha são tudo de lindo,muito obrigada pela atenção e o tempo comigo ,mas me foi de grande valia todo.o contato e gostaria muito de conhecê Los pessoalmente e saber onde se faz esses exames de genética se aí vcs fazem e o outro Isdi gostaria de fazer nas minhas Borders, muitíssimo obrigada,fiquem com Deus !!!! Muito Sucesooo????????
Boa noite Elaine,
Muito obrigado pela sua mensagem. Ficamos muito felizes em poder ter lhe ajudado de alguma forma.
Para eu lhe indicar onde fazer o exame de CEA precisamos saber qual a cidade que você mora?
Será um prazer conhecer você e suas Borders, quem sabe você faça uma visita em nosso canil em Ervália ou em nosso novo espaço de treinamento que estamos construindo na cidade de Jequitibá, Jequitibá está bem próximo a Belo Horizonte. Em Jequitibá será Centro de treinamento e hospedagem para cães. Com tempo vamos construir um Hotel Fazenda para cães!!
Atenciosamente,
Gislaine