GLOSSÁRIO: TERMOS TÉCNICOS USADO EM ESTUDOS E CRIAÇÃO DE ANIMAIS

Glossário

A
ACURÁCIA (ACC): indica o grau de confiança depositado na estimativa de uma determinada informação (DEP), ou seja, reflete o quanto um valor estimado está próximo do valor real. Quanto mais alta é a acurácia, maior é a precisão dos resultados finais. É considerada alta acima de 75%, média entre 50% e 75% e ruim abaixo de 50%. A acurácia varia de 0 a 99%.
Aeróbico – organismo que depende de oxigênio para seu crescimento e sobrevivência.
Alelo – forma alternativa de um gene localizado em determinado loco (ou locus) de cromossomos homólogos. Em uma célula diplóide, há dois alelos para cada gene, pois o indivíduo herda um de cada genitor.

Dentro de uma população, pode haver muitos alelos de um mesmo gene (polialelia). Aqueles simbolizados por letras maiúsculas denotam dominância, e por minúsculas, recessividade.
Aminoácidos – Substâncias orgânicas que possuem a propriedade de unirem-se umas as outras formando as proteínas.
B
Bactéria – Organismo unicelular, desprovido de núcleo, tendo o seu material genético, o DNA, de forma circular.

Pertence ao grupo dos procariotos. As bactérias são encontradas nos mais variados ambientes, distinguindo-se as anaeróbias, que vivem em ausência de oxigênio, e as aeróbias, que vivem em presença desse elemento. A grande maioria das bactérias, cerca de 97%, são benéficas e essenciais para a vida. Apenas 3% são patogênicas. Sendo o seu material genético constituído só de DNA livre de outros componentes, e apresentando grande variedade de genes, bactérias têm sido empregados com sucesso na obtenção de plantas geneticamente modificadas.
Organismo procarionte, unicelular, sem núcleo distinto, e que normalmente tem um DNA epistomal designado por plasmídeo. A classificação é feita com base na exigência de oxigênio (anaeróbico vs. aeróbio), forma (esférico ou, do latim, coccus; bastonete ou bacillus; espiral ou espirillus) e no sequenciamento de determinados genes.

Biodiversidade – Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida.

A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.
Variabilidade presente nos organismos vivos; inclui a diversidade infra e interespecífica e entre os diversos ecossistemas, i.e., terrestres, marinhos e outros complexos ecológicos. O mesmo que diversidade biológica, diversidade ecológica.

Biótipo – conjunto de indivíduos que possuem a mesma constituição hereditária fundamental. Tipo morfológico individual. Variante de biótipo

Biotecnologia – (1) desenvolvimento de produtos por processos biológicos que utilizam a tecnologia do DNA recombinante; (2) uso industrial de procedimentos de fermentação por micro organismos para a produção de álcool ou de culturas de tecidos para a extração de produtos secundários; (3) processo tecnológico que permite o emprego de material biológico para fins científicos, tecnológicos e industriais.

Bovinocultura – atividade pecuária destinada à criação de gado bovino. Divida em bovinocultura de corte, para produção de carnes e peles, e bovinocultura de leite.
C
Características raciais – conjunto de caracteres fenotípicos tais como tipo, pelagem, conformação e desempenho produtivo que define uma população de indivíduos como pertencente ao mesmo grupo genético ou raça
Célula somática: Qualquer célula de um corpo além das células reprodutoras.
Complementariedade – Combinação de distintas características que se destacam no pai e na mãe e que se manifestam de forma complementar nos descendentes.
Concentrado – Mistura completa de minerais, vitaminas e ingredientes protéicos que deve ser associada a um ingrediente energético de modo a compor uma ração nutricionalmente balanceada. É também chamado de Concentrado Proteico.
Conversão alimentar: medida de eficiência do processo de ganho de peso (crescimento, engorda), em termos de quilograma de matéria seca de alimentos ingeridos por quilograma de ganho de peso.
Creep feeding: suplementação com concentrado, em cocho privativo, para os bezerros durante a fase de amamentação.
Cruzamento rotacionado: sistema de cruzamento em que as fêmeas cruzadas de reposição são produzidas no próprio sistema de produção.
Cruzamento terminal (cruzamento industrial): sistema de cruzamento em que todos os animais cruzados produzidos são comercializados para abate.
Cruzamento: sistema de acasalamento entre animais de raças ou grupos genéticos diferentes.

Clonagem – Processo de produção de um grupo de células ou indivíduos (clone) geneticamente idênticos.
Propagação, multiplicação a partir de um indivíduo, uma célula ou molécula, gerando uma população geneticamente idêntica.
Clone – Um indivíduo obtido por via assexual a partir de um indivíduo original, sendo geneticamente idêntico a este. Pode também compreender um grupo de células ou indivíduos geneticamente idênticos derivados por reprodução assexuada de um ancestral comum.
Do grego, klón, broto. 1. parte da planta que dá origem a um novo indivíduo por brotação e, por isso, igual à planta-mãe. 2. grupo de células ou indivíduos geneticamente idênticos e que são resultado de reprodução assexual, ou por manipulação em laboratório. 3. variedade derivada da seleção de um ou poucos indivíduos e que dá origem, por propagação vegetativa, a uma população geneticamente uniforme, como ocorre em cana-de-açúcar e mandioca.

4. conjunto de células idênticas nas quais foi inserido um vetor ou um cromossomo hospedeiro. 5. segmento de DNA (inserto) do qual se obtêm múltiplas cópias por multiplicação das células transformadas com o segmento.

Cromossomo – É uma estrutura em forma de filamento que contém o material genético, DNA. Os cromossomos situam-se no interior do núcleo das células, que são os organismos eucariotos. As espécies possuem números específicos de cromossomos, sendo diplóide (2n) nas células somáticas e haploide (n) nos gametas. Os procariotos, como as bactérias, não possuem núcleos, sendo o seu material genético constituído apenas de DNA, que normalmente se apresenta numa configuração circular.
Em células eucarióticas, são os corpos nucleares que contêm o material genético, incluindo os genes responsáveis pela diferenciação e atividade da célula e sequências não codificadoras. Os cromossomos são facilmente estudados em seu estado mais condensado, que ocorre durante a metáfase da mitose ou meiose. Cada espécie tem número e morfologia cromossômica típica. Ver cariótipo. Bactérias contêm só um cromossomo e cópias de DNA extracromossômicos ou plasmídeos.
D
DNA – ácido desoxirribonucléico – ADN. É o material genético que tem a configuração de uma hélice dupla longa. Tem o aspecto de uma escada na qual o corrimão é uma seqüência do açúcar desoxirribose e de fosfato, sendo os degraus constituídos pelas bases nitrogenadas adenina (A), timina (T), guanina (G) e citosina (C), sendo que adenina se emparelha com timina e guanina com citosina. A seqüência dessas bases (ou letras) é que determina o código genético. O DNA está presente em todas as células contendo as correspondentes informações genéticas.

Dimorfismo sexual – Em Biologia ocorre o que se chama de dimorfismo sexual, quando em indíviduos de sexos diferentes, da mesma espécie, existem diferenças físicas marcantes. Exemplos claros de dimorfismo sexual são observados, principalmente em aves, onde os machos, quase sempre, têm plumagens mais vistosas do que as fêmeas ( peru, pavão, faisão, etc.). Nos leões também se observa este fato, pois só os machos têm juba.

Digestibilidade – Expressa em percentagem, representa a parte dos nutrientes ingeridos que é digerida no trato digestivo. É também chamada de digestibilidade aparente.
Disponibilidade – Proporção de um nutriente fornecido via alimento que pode ser absorvido e utilizado pelo animal para satisfazer as exigências nutricionais. É também chamada de disponibilidade aparente e expressa em porcentagem.
E
Engenharia genética – tecnologia utilizada para a transferência de genes entre espécies distintas, resultando em organismos transgênicos, também denominados de geneticamente modificados.

Ectoparasitos: parasitos externos.
Efeito estufa: retenção de calor resultante da incidência da radiação solar sobre a superfície da Terra, que aquece e reflete calor, na forma de radiação infravermelha, em direção à atmosfera, mas retorna em parte para a superfície terrestre, em conseqüência de uma camada de gases, chamados de gases de efeito estufa, principalmente gás carbônico (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O).
Endoparasitos: parasitos internos.
Energia Metabolizável: energia bruta do alimento ingerido menos a energia perdida nas fezes, gases de digestão e urina. É expressa em megacalorias por quilograma (Mcal/kg).
Espécie: (1) unidade básica de classificação dos seres vivos. (2) conjunto de indivíduos originários de um mesmo tronco, de aparência e estrutura semelhantes e que podem se reproduzir ilimitadamente entre si. (3) conjunto de indivíduos que guardam grande semelhança entre si e com seus ancestrais, e estão aptos a produzir descendência fértil. Várias espécies constituem um gênero.
Estiagens: falta de precipitação pluvial (chuvas) durante determinados períodos do ano.
Estudo epidemiológico – É o estudo de doenças e suas causas em uma população, e suas relações com o meio ambiente onde os animais são criados.
Exigências nutricionais – Quantidades mínimas de cada nutriente e de energia que o suíno necessita receber ao dia para o melhor desempenho em cada fase de produção.

 

Ezoognósia – O termo Ezoognósia vem do grego: ex = fora, zoo = animal; gnosia = conhecimento.
A Ezoognósia ou Exterior é o ramo da Zootecnia que estuda a conformação externa dos animais domésticos, apreciando as belezas e defeitos, para a consequente avaliação do mérito de cada indivíduo.
O termo Ezoognósia vem do grego: ex = fora, zoo = animal; gnosia = conhecimento.
Alguns autores preferem definir a Ezoognósia como o estudo da morfologia externa dos animais em função de suas atividades econômicas. De qualquer forma, a Ezoognósia está intimamente relacionada à arte de julgar ou apreciar os animais. Ela confere ao criador as bases indispensáveis para o julgamento.

O julgamento dos animais com base no exterior se apoia principalmente na existência de uma associação entre a forma do indivíduo e a função por ele desempenhada.

F
Fenótipo: As características observáveis que resultam de um genótipo com influência de fatores ambientais. conjunto de manifestações externas (físicas) do genótipo.

Fungo: (1) qualquer organismo pertencente ao reino Fungi, destituído de clorofila, folhas, caule verdadeiro ou raízes, que se reproduzem por esporos e que pode existir como célula única ou formar um corpo multicelular dito micélio, que consiste em filamentos denominados hifas.

São encontrados, geralmente, em condições terrestres úmidas e, devido à ausência de clorofila, são ou parasíticos, ou saprofíticos, em relação a outros organismos. (2) grupo de organismos que se caracterizam por serem eucarióticos e aclorofilados; são considerados vegetais inferiores.
G
Gene: porção do DNA que contém a informação necessária para a realização de uma característica genética específica. Unidades biológicas que definem características específicas de cada indivíduo.

Genética – Ramo da Biologia que trata da hereditariedade. Ela se ocupa das diferenças entre os seres vivos, das suas causas e dos mecanismos e leis da transmissão dos caracteres individuais.
Ciência que trata da hereditariedade. Tem início na primeira década do século XX, quando são redescobertos os trabalhos de Mendel publicados em 1865.
Genótipo – Constituição genética ou carga genética particular de um indivíduo.
Genoma- é o conjunto de informação genética de um ser vivo, contido no DNA. Sinônimo de genótipo, patrimônio genético ou patrimônio hereditário.
Germoplasma: conjunto de genes encontrados numa população ou conjunto de populações; poderiam ser utilizados na seleção de uma espécie.

H
Hereditariedade – transmissão de características genéticas entre as gerações dos seres vivos, através de genes específicos. A hereditariedade segue as chamadas leis mendelianas de transmissão, em homenagem a seu descobridor, Gregor Mendel.
Hematófago: que se alimenta de sangue.
Herbicidas: produtos químicos capazes de matar plantas e, muito mais importante, que muitos deles podem matar apenas alguns tipos de plantas, sem injuriar outras.
Heterose (vigor híbrido): superioridade dos animais da primeira geração de cruzamento em relação à média das raças paternas.
Hierarquia de liderança – ordem social definida pela competição entre indivíduos de um mesmo grupo. Define a organização social dentro do grupo.
Hospedeiro: Animal ou vegetal que hospeda insetos e micro organismos, patogênicos ou não. (2) organismo vivo que hospeda, serve de substrato e/ou de fonte de energia para outro denominado de parasita, tornando-se o local onde o outro organismo (parasita) vive.
Hipotermia – Refere-se a temperatura corporal abaixo do limite fisiológico normal para a espécie.
Homeotérmicos – Animais de temperatura constante, independente da temperatura ambiente.
l
Imunidade – resistência que um organismo vivo apresenta às pragas e doenças, geralmente adquirida após o estabelecimento de uma infecção causada por micro organismo infeccioso ou após a inoculação de vacinas.
Infecção- (1) ataque agressivo por agente patogênico a um ser vivo.

É o princípio ou origem de uma doença. (2) penetração em um organismo vivo de micróbios que perturbam seu equilíbrio.
Infestação- (1) ataque violento por um organismo de forma ampla e mais ou menos uniforme sobre uma área ou indivíduo- (2) penetração em um organismo de parasitas não-microbianos.
Impacto ambiental – É a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade.
Involução uterina – É a regressão do útero ao seu estado normal anterior a gestação; Inicia logo após o parto e completa-se, na fêmea suína, por volta da terceira semana pós-parto com a completa renovação do epitélio.
L
Lençol freático- camada de água das chuvas armazenada no solo, geralmente sobre as rochas ou camadas impermeabilizadas de argila adensada.
Libido – É a energia inerente aos movimentos e transformações dos impulsos sexuais. Ela é a contrapartida psíquica da excitação sexual somática. É uma palavra latina que significa desejo, vontade.
Liderança- condição definida pelas relações sociais entre indivíduos que resulta na situação em que um indivíduo segue outro (o líder).
Linhagem -1. população de indivíduos ou células geneticamente idênticas. 2. população de células microbianas ou de origem animal geneticamente caracterizadas. 3. em melhoramento, população de indivíduos derivados de cruzamentos endogâmicos, ou seja, entre indivíduos aparentados; em plantas, o número de autofecundações sucessivas (S1, S2, S3 … S6) define a proporção média esperada de locos em homozigose de uma linhagem.
M
Mapeamento genético- O processo de verificar a seqüência genética de uma espécie.
Manejo de animais – são operações e técnicas utilizadas no trato de animais que se evidenciam no tipo e na forma de fornecimento de alimentação, na movimentação, nos tratamentos preventivos e terapêuticos de doenças, nas instalações para permanência ou repousos, dentre outros.
Manejo em lotes – Consiste em dividir o total de animais do plantel em vários lotes de tamanho idêntico que se sucedem em intervalos regulares (intervalo entre lotes) com o objetivo de planejar as diferentes fases da criação (o desmame, o cio, as coberturas, os partos e as fases de creche e crescimento/terminação).
Microflora – Conjunto de micro organismos ( fungos e bactérias) que existem normalmente em determinadas partes do organismo, e que em condições normais não causam problemas a saúde deste organismo.
MUTAÇÃO- O processo de mudança genética na estrutura do genoma, geralmente causado por um erro na duplicação do DNA. Uma mutação pode ser uma troca de uma base por outra em determinada posição, ou uma adição ou deleção de base(s). A mutação pode ter conseqüências deletérias, benéficas ou neutras.
N
Nutriente- qualquer substância do meio ambiente, seja ela orgânica ou inorgânica, indispensável ao desenvolvimento de uma planta, animal ou de qualquer outra espécie de organismo vivo.
Núcleo – Mistura de minerais e vitaminas essenciais para o normal desempenho produtivo e reprodutivo dos animais. Em alguns casos o núcleo poderá conter também aminoácidos.
Necrose: degeneração e morte de células associadas com a descoloração ou desidratação dos tecidos de um ser vivo resultante da ação de agentes bióticos ou abióticos.
O
Ocitocina – Hormônio produzido no hipotálamo, exerce diversas ações sobre o organismo, tais como: aumento da contração uterina, contração da glândula mamaria provocando a descida do leite em fêmeas em lactação.
Onfalite – Inflamação do umbigo.
Orquite – Inflamação aguda dos testículos e/ou epidídimo causado por trauma ou infecção (fúngica, bacteriana ou viral).
P
Pastejo rotacionado- condução dos animais de forma a pastejar a forrageira por um a três dias, deixando a forrageira recuperar suas raízes e folhas num período de 20 a 36 dias, conforme a forrageira e seu vigor de desenvolvimento.
PIB (produto interno bruto)- expressão do total dos bens e serviços finais produzidos dentro do território econômico da nação, independentemente de quais sejam os proprietários dos recursos empregados.
População- conjunto de indivíduos da mesma espécie que vive em uma mesma área geográfica no mesmo espaço de tempo, mantendo entre si certa independência.
Pedilúvio – tanque raso que contém água ou substâncias terapêuticas e/ou curativas, geralmente construído na entrada ou na saída dos currais e salas de ordenha com o objetivo de efetuar a higiene e/ou tratamento dos cascos dos animais; pode ser usado em aeroportos, estradas e outros locais em caso de doenças provocadas por agentes patógenos que podem ser carregados nos pés e patas de animais; o tanque utilizado para a desinfecção de veículos recebe o nome de rodolúvio.
Patógeno- organismo capaz de atacar outros organismos vivos (plantas e animais) e causar doenças. São, geralmente, bactérias, fungos ou vírus.
pH- abreviação de “potencial hidrogeniônico”, que é uma escala usada para medir a acidez ou a alcalinidade de soluções evitando o uso de expoentes, através da medida de concentração do íon hidrogênio em solução. É dado matematicamente como o logaritmo negativo da concentração de H+. O pH abaixo de 7 é ácido; acima de 7, alcalino; e 7 é considerado neutro.
Plantel – Machos e fêmeas do rebanho que se destinam a reprodução.
Poluição – Qualquer alteração nas condições ambientais originais, capaz de produzir efeitos ou impactos negativos.
Premix – Pré mistura de micro minerais e vitaminas. O Premix pode conter apenas vitaminas, sendo chamado de Premix Vitamínico, ou conter apenas micro minerais, sendo, nesse caso, chamado de Premix Mineral.
Prepúcio – Também denominado de bainha. É uma dupla invaginação de pele que contém e recobre a porção livre do pênis quando este não estiver ereto.
Princípio ativo – elemento predominante na constituição de uma reação química ou corpo orgânico. Substância que tem participação ou influência participante, atuante. Elemento ou substância que tem força de atuação muito forte e intensa para curar uma enfermidade.
Probabilidade – medida baseada na relação entre o número de casos favoráveis e o número total dos casos possíveis. Número positivo e menor que a unidade, que se associa a um evento aleatório, e que se mede pela freqüência relativa da sua ocorrência numa longa sucessão de eventos.
Produtividade – relação entre a quantidade ou valor produzido e a quantidade ou valor dos insumos aplicados à produção; eficiência produtiva.
Profilaxia – parte da medicina que trata das medidas preventivas contra as enfermidades. Emprego dos meios para evitar as doenças, preventiva, preservativa.
Proteína ideal – Proporção otimizada de aminoácidos que são indispensáveis para o desempenho normal das funções de produção. Para cada fase de produção e para cada nível de produção existe uma relação ótima de aminoácidos essenciais que assegura o máximo aproveitamento das fontes proteicas da ração, reduzindo desta forma a excreção de nitrogênio no ambiente.
Proteína bruta – Conteúdo de nitrogênio dos alimentos multiplicado por 6,25.

Poligênico – diz-se do caráter controlado por muitos genes de pequeno efeito.
R
Reflexo de imobilidade – Também chamado de reflexo de tolerância. É a reação que a fêmea suína apresenta no período de cio, permanecendo imóvel para a monta do macho (reflexo de tolerância ao macho) ou pela pressão na região lombar exercida pelo homem na detecção do cio (reflexo de tolerância ao homem).
Rotação de culturas- (1) técnica que utiliza o mesmo espaço físico para cultivar espécies diferentes de plantas em período de tempo alternado, observado um período mínimo sem o cultivo desta espécie na mesma área. (2) alteração da espécie a ser cultivada no ciclo seguinte ao da lavoura atual.
Rufião – animal utilizado para detectar o cio das fêmeas
S
Simbiose- associação entre seres vivos na qual ambos são beneficiados.
Sistema radicular- parte da planta responsável pela sua sustentação e nutrição.
Sistêmico- (1) o que diz respeito a um sistema biológico, físico ou social que atinge vários componentes de uma determinada estrutura. (2) diz-se do produto que é absorvido pela planta e que se transloca a outros órgãos.
Suscetibilidade- tendência ou predisposição de um organismo em sofrer os efeitos de um patógeno ou condições adversas.
Sustentabilidade ambiental- uso das funções vitais do ambiente biofísico de maneira a permanecer disponível indefinidamente. Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
T
Taxa de morbilidade – Porcentagem de animais doentes em uma determinada população.
U
Uréia- composto químico orgânico, nitrogenado, cristalino, produto final da decomposição da proteína no corpo, que constitui o principal componente sólido da urina do homem e de outros mamíferos.
V
Vacina – substância de origem microbiana (micróbios mortos ou de virulência abrandada). Que se ministra a um indivíduo com fim preventivo, curativo ou paliativo. Qualquer espécie de vírus atenuado que, introduzido no organismo, determina certas reações e a formação de anticorpos. Capazes de tornar este organismo imune ao germe utilizado
Vacina atenuada – organismo que foi modificado para produzir uma forma menos virulenta, mas, não obstante, retém a habilidade de induzir à produção de anticorpos contra a forma virulenta.
Vazio sanitário – Período em que uma sala ou instalação permanece sem animais (vazia) entre a saída de um lote e a entrado do próximo lote e são realizadas as atividades de lavagem e desinfecção e descanso para descontaminação do ambiente.
Vigor híbrido ou Heterose – Percentual de superioridade dos descendentes em relação a média de produção dos pais. O vigor híbrido manifesta-se com mais intensidade nas características reprodutivas.
Vetor – Qualquer coisa que permite o transporte e/ou transmissão de um patógeno, podendo ser animado (insetos, ratos, pessoas) ou inanimado (veículos ou fômites).
Vigor- característica genética que pode ser modificada fenotipicamente e que revela a capacidade de um organismo gerar produtos mais rapidamente e suportar significativas interferências do meio ambiente.
Vírus- cada um de um grupo de agentes infecciosos diminutos, de 10 nm a 250 nm de diâmetro, caracterizados pela falta de metabolismo. Independente e pela habilidade de se replicarem somente no interior de células vivas hospedeiras.
Vazão- fluxo intermitente de água ao longo do ano, a partir de uma nascente ou de um poço. Quando o lençol de água for espesso e bem abastecido, a vazão pode ser constante ao longo do ano. Quando o solo é impermeabilizado por compactações, a água escoa durante as chuvas fortes. Não realimentando o lençol freático, causando falta d’água no período sem ou com poucas chuvas.
Virótica- proveniente de vírus.
Z
Zebu – grupo de raças de bovinos de origem indiana, cuja principal característica é apresentar giba ou cupim.
Zoonose- Doença transmitida dos animais para o homem.

Fonte: Embrapa e Glossário de termos agropecuários do BNDES
Glossário de Biotecnologia edição de 2005
Engenharia genética – tecnologia utilizada para a transferência de genes entre espécies distintas, resultando em organismos transgênicos, também denominados de geneticamente modificados.
Fenótipo: conjunto de manifestações externas (físicas) do genótipo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *