CÃO DE PASTOREIO!! UMA FERRAMENTA EFICIENTE!!

UMA FERRAMENTA DE TRABALHO EFICIENTE…!!

Durante séculos, os cães dos pastores serviram o seu mestre com muito pouco reconhecimento. Foi a introdução dos primeiros concursos de pastoreio, que tiveram lugar no País de Gales, outubro de 1873. mostraram esta raça aos olhos do público.

Ao longo dos anos, a popularidade da raça como ajudante do pastor foi aumentando rapidamente, juntamente com a indústria da lã e a evolução da ovinocultura no mundo. À medida que mais e mais pastores tinham mais e mais rebanhos, tornou-se impossível a pastores solitários cuidarem dos seus rebanhos sem ajuda. Por volta de 1800, os Border Collies tinham-se tornado uma visão normal nas fazendas inglesas.

Cada vez mais os cães assumem um lugar de importância na vida do homem. os cães pastores e além de serem companheiros, colaboram no manejo dos animais. Tanto na pastagem como no curral de manejo, alem de aumentar a eficiência do trabalho ainda diminui significativamente custo de produção nas propriedades pastoris. A utilização de cães de pastoreio é amplamente utilizado nos maiores e mais eficientes locais de criação de ovino e caprinos no mundo. Como Europa, Austrália, Nova Zelândia, USA, Canadá…etc. Dispensando assim a preocupação e discussão aqui se esta ferramenta funciona ou não pois é um tecnologia conhecida e bem dominada em todo mundo !!

A historia do cão de pastoreio no Brasil é recente. A partir de então a raça não parou mais crescer, pecuaristas e criadores se apaixonaram pelo serviço dos cães de pastoreio. Se organizaram, fizeram outros cursos, trouxeram outros treinadores estrangeiros de renome e também mais novos cães para o Brasil. Formando assim no país um plantel de nível internacional.

Hoje no Brasil temos um grande espaço para evolução dos cães de pastoreio no manejo de ovino e caprino, outros. Pois esta ferramenta facilita potencializa nossa mão de obra do campo, que está cada dia mais rara e mais cara. Precisamos ter um número menor de funcionários. Mas melhores qualificados e munidos de ferramentas adequadas para realizarem um trabalho eficiente e de baixo custo. Transformando essa atividade em rentável e competitiva.  isto não é só mais um modismo entre tantos que sempre assola nossa atividade rural. Mas sim uma tecnologia consolidada no mundo todo, e que vem crescendo no Brasil exatamente por sua eficiência e economia…
Neste país temos grandes rebanhos de ovinos no sul do pais, como a grande população de ovinos, caprinos no nordeste. Não podemos esquecer o avanço da ovinocultura e também da caprino cultura nas outras regiões do pais. Nos últimos anos como sudeste centro-oeste, ampliando assim área geográfica de atuação. É só uma questão de tempo para que os cães sejam uma realidade mas propriedades rurais. Fazendo parte integrante da paisagem e da vida de nosso homem do campo.
A eficiência destes cães depende de alguns fatores. Uma boa é a implantação, cães de pastoreio é um sistema (com cerca elétrica). Rebanho tem que estar acostumado, pois boa parte de nossos rebanhos são traumatizado com ataque de cães lobos etc. Tem algumas metodologias simples que facilita e muito a implantação destes cães nas propriedades. Outra coisa muito importante é a qualidade genética, 85% de um cão de pastoreio esta dentro dele no seu DNA. Por isso é muito importante. Antes de adquirir um cão de pastoreio estude sempre compre de criadores comprometidos com seleção funcional do cão de trabalho. E criadores que te dão garantia real que seu cão vai trabalhar!!

Cão de pastoreio… um dia você ainda vai ter um !!!!

Por: Diomario Faustino Dias Barros
Fonte site da APPAS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *