TREINAMENTO FUNCIONAL!!

Treinamento Funcional!!

Seu cão é um predador por instinto, ele é um animal de matilha, que vive em uma matilha quando na vida selvagem. A matilha caça em conjunto e mata para sobreviver. Não importa o quão domesticado é nosso cachorro, ele ainda terá instintos que só serão benéficos ao treinador se utilizados corretamente.

Na matilha há uma ordem de hierarquia. É imperativo afirmar o respeito, para mostrar que você é o líder e ele só fará o que você disser ou permitir. Há alguns cães que questionam ou desafiam nossa liderança e se eles acham um ponto fraco, tentarão controlar a situação, sem atentar para sua orientação.

O cão tem que querer agradar o treinador, em vez de a si mesmo apenas e querer trabalhar em equipe.
Respeito é uma via de duas mãos, você também tem que respeitar seu cão.
É trabalho do treinador, ensinar o cão a respeitar as ovelhas, se ele não respeita seu treinador, ele não respeitará as ovelhas.

Não são todos os cães que tem habilidade para responder e aprender como nós gostaríamos, assim, nós estamos tentando ajudar o cão a fazer isso. Todo mundo tem certa dose de autoridade natural. Você começará a entender isto quando treinar diferentes tipos de cães.

O modo como você usa sua voz e linguagem corporal, vai ensinar a ele como responder. O cão precisa aprender direito o modo como você usa sua voz quando ele erra. Você tem que aprender quão áspera tem que ser sua voz para obter a reação certa, mas sem preocupar o cachorro. Tenha certeza que você não grita os comandos o tempo todo, você deve usar uma voz macia ao dar um comando, então um pouco mais firme se ele não escutar ou questionar seu comando. Uma vez que você percebe uma reação ou uma resposta a pressão, você precisa aliviar a voz e expressão corporal para tirar pressão do cachorro. Assim seu cão aprenderá que quando você coloca pressão ele está errado e quando você o alivia esta certo.

Se você sempre falar gritando, seu cachorro se acostumará a isso, assim como também se você só falar baixo, o cão nunca saberá quando está errado.
Todos os cães são diferentes, assim você tem que observá-lo por algum tempo para entender como ele reage. Eu já trabalhei cães que precisavam de encorajamento todo o tempo. Aprenda a andar um passo na frente, pensando mais rápido que ele.

Nunca tire os olhos das ovelhas e do cachorro. Você deve se posicionar durante o treinamento de forma que não se atrapalhe enquanto mantendo os olhos no rebanho e no cachorro.

Eis alguns exemplos de como você pode confundir seu cão com comandos inconsistentes:
– confundindo os comandos de flancos.
– colocando pressão no cão quando ele ta fazendo a coisa certa.
– dar um comando de voz e apito que são contraditórios.
– se toda vez que o cão comete um erro secundário, você o corrige, não fique surpreendido se ele se recusar a trabalhar pra você.

Cada um tem suas idéias sobre a idade para se iniciar o treinamento de um Border Collie. É importante enquanto os cães crescem e brincam, de vez em quando, gosto de levá-los até as ovelhas para ver seu interesse e observar suas habilidades naturais. É agradável saber que o filhote está tomando interesse, em vez de correr em outra direção.

Quando você leva seu filhote para ver se demonstra interesse, se possível leve um cão mais velho que tenha treinamento para movimentar as ovelhas e mante-las juntas e assim, com a movimentação das ovelhas, chamar a atenção do filhote. Agora, se isso não for possível, caminhe com seu cão na guia atrás das ovelhas e veja se ele demonstra interesse.

Tenha certeza de estar perto de seu filhote quando ele começar, para que ele não seja atropelado por uma ovelha. Você não quer desencorajar seu filhote, só quer ver sua reação perante as ovelhas.

O filhote poderá latir, dividir o rebanho, morder, conduzi-los contra uma cerca e lá segura-las ou simplesmente brincar com o outro cachorro. Se você tem sorte, ele poderá circular as ovelhas e traze-las para você, ou, se for azarado ele pode correr em outra direção não mostrando interesse.

Não fique desanimado se seu cachorro imediatamente não tiver interessado, continue tentando de vez em quando, enquanto ele vai ficando com mais idade. Eu espero o filhote mostrar interesse e firmar esse interesse, para depois começar uma obediência básica.

No inicio, o excesso de comandos e a exigência por obediência podem levar a distração e desinteresse pelo rebanho. Antes que você possa ser bem sucedido no treinamento, você precisa desenvolver autocontrole e conhecimento.
Para o filhote nesse estagio sendo no campo aberto ou no redondel, o nosso posicionamento e linguagem corporal são mais importantes do que palavras, as palavras agora não valem muito. É muito mais fácil começar certo do que corrigir erros.

Sempre observe seu cão com olho critico, não veja apenas suas qualidades, mas também os defeitos que precisam de correções. A mesma regra aplique a si mesmo. Estou fazendo algo errado? O cão realmente esta entendendo o que
estou pedindo para ele? Uma aproximação diferente funcionaria?

Pontos importantes para treinadores novatos:

– Ter tato com seu cachorro é muito importante. Pensar para tentar tirar o melhor de seu cão levará tempo. Uma vez que você conseguiu, você e seu cão tem que trabalhar juntos para aprenderem ter sentimento pelas ovelhas e trata-las de maneira apropriada.

– Gritar muito com seu cão pode causar frustração, além de não ter nenhum efeito benéfico. Pois ele ficará imune ao volume alto, terá na verdade o efeito contrário ao que você deseja. Você deve variar o volume e tom para conseguir uma boa resposta dele. Trabalhe em volume baixo, incrementando quando necessário trabalhar a uma distancia maior. Só usando volume mais alto de maneira autoritária, para repreendê-lo e dar a seu cão mais entendimento do que é desejado. Aumente gradualmente o volume quando for repreendê-lo, não comece muito alto, porque senão você não chega a lugar nenhum. Cada cão necessitará de diferentes níveis de controle de seu comportamento.

– Perfeição é algo que deve ser buscado durante todo o tempo. Quando nós treinamos, podemos esperar que nosso cão execute a perfeição, enquanto não permitimos liberdades. Controle e precisão são necessários em certos períodos, mas se você exigir isso o tempo todo, a pressão aumentará, Até que o cachorro se amue e exploda para libertar-se, relacionando o rebanho a algo desagradável.

– Capacidade: quando você aceita a capacidade do cão, você perceberá que a pressão diminui para o cão e para você. Reconhecendo suas capacidades e quão longe você pode ir com ele, só virá com a experiência e amadurecimento. Se você não tem experiência bastante, pergunte para um treinador experiente. Alguém que teve vários anos treinando cães de varias idades, linhagens, etc, pelos fundamentos ao nível avançado.

– Condicionamento, é muito importante para o cão ser condicionado para obter uma alta taxa de desempenho. Se seu cão não está bem fisicamente, ele não estará apto mentalmente para executar comandos sob pressão. Um cão que corre longos períodos sem comandos só se cansará. Mas um cão que esta sendo treinado, tem que correr e pensar ao mesmo tempo. A pressão mental causa fadiga muito mais rápida do que o desgaste físico.

-Liberdade (Rédea): quanta rédea dar a cada tipo de cachorro? Isto demora um tempo para ser concedido na avaliação do cão. Se o seu cão começa a levar vantagens e empurrar mais que o necessário puxe as rédeas. Se você da um metro e ele quer um quilometro, então você da um centímetro, enquanto retoma o controle.
Teste seu cão para avaliar se você tem um bom controle dele fazendo exercícios de precisão.
-Correção: quanta correção dar a seu cão? Cada cão é diferente e cada situação é uma situação. Alguns cães precisam da correção seguida por encorajamento, outros mais correção e controle firme. Alguns cães somente necessitam de correção suave.
– Poder é demonstrar ao rebanho quem está no controle, sem irritar os animais. Demonstrar autoridade e manejar qualquer rebanho seja difícil, agressivo ou volúvel.
-Segurança é a autoconfiança que independe do treinador, ele deve se sentir confortável e independente para lidar
com situações desafiadoras.
– Intensidade é querer o trabalho mais que tudo, incluindo afagos humanos. Ele deve ter vontade esmagadora de trabalhar, vencendo assim os eternos desafios do trabalho.

Fernando Loiola Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *