PEDIGREE!!

Pedigree!!

Com certeza você já ouviu esta palavra antes, mas saberia dizer corretamente seu significado?

PEDIGREE:  É o nome dado ao documento que contem a árvore genealógica de um animal. Pai e mãe (seus números de registros), avós e bisavós maternos e paternos, o nome do animal e sobrenome (nome do canil). Data de nascimento, sexo, número de seu registro, raça, cor, criador, proprietário, nome e endereço completo da associação. Na qual o animal foi registrado que controla e emite o certificado, local e data do registro. E com o certificado de registro acompanha a autorização para transferência de propriedade do animal.

Mais do que isto é a garantia de que o animal seja de raça pura.

Uma das maiores dúvidas de um comprador de filhotes de cães são:
– O que é Pedigree ?
– Qual a sua importância ?
– Quais os motivos que fazem com que o filhote com Pedigree seja mais caro ?
– Porque os cães de determinados criadores são de maior valor, do que de outros criadores ?
– Qual a vantagem de ter um cão com Pedigree se não vou entrar em exposições ?
– Com pedigree ou vira-lata?

Um filhote com Pedigree ou de raça pura é acompanhado do certificado de registro do animal ou Pedigree. Essa documentação é sua garantia que esta comprando um animal de raça pura dentro do padrão da raça que você gostou. Buscou informações e escolheu para ser sua. Em muitos casos e não raro a raça escolhida foi amor a primeira vista, que irá fazer parte de sua passagem por esta vida.

A importância do pedigree por se tratar de um filhote que irá lhe acompanhar por boa parte de sua vida. Você comprando um animal de genética conhecida estará também garantido de estar adquirindo um filhote que irá corresponder as suas expectativas. E todo um trabalho feito por selecionadores há décadas na formação e seleção da raça. O mesmo pode não acontecer se adquire um animal mais barato ou sem pedigree. E quando for daqui a 1 ou 2 anos você descobre que não vez a coisa da melhor maneira e perdeu o tempo.

Por que os filhotes com pedigree são mais caros, para o filhote ter o pedigree é necessário que os pais sejam de raça pura e tenha pedigree. Ou seja, já procedem de algum critério, e para realizar o registro a associação exige uma a avaliação. Feita por um médico veterinário atestando ausência de deficiência física e também bom estado de saúde dos filhotes. E por fim o pagamento do registro de ninhada ao Kennel Club.

De maior valor e maior importância na hora de adquirir um animal para uma finalidade especifica de raça pura, é o CRIADOR.
Um maior valor é auferido a um exemplar com procedência de criadores comprovadamente idôneos. Criadores que dedicam seu tempo e dinheiro com estudo, pesquisas, relacionamento com outros criadores. Investem dinheiro na aquisição de animais com genética melhoradora para seu plantel.
Reinvestem parte do dinheiro que arrecadam com a venda de filhotes no melhoramento de seu plantel e em técnicas de treinamento. Usam estes recursos com critério, como uma ciência, porque são amantes da raça. Que criam e querem dar sua contribuição a raça.

Um criador idôneo não é permissivo em reproduzir animais ruins de baixa qualidade. Eles descartam estes animais ou não o reproduzem ao inverso dos sem critérios que querem somente ter filhotes para vender.
Bons criadores têm conhecimentos adquiridos e a experiência acumulada. Com o tempo, tem conhecimento dos melhores cães da raça no Brasil e no mundo. Isto o fazem por gostarem de coisa boa, e respeito a sua própria dedicação.
Um bom criador comprovadamente produz animais de melhor qualidade, por fazer acasalamento de animais de genética superior e proceder com avaliação técnica na hora de definir qual reprodutor irá cobrir sua fêmea, no sentido de cruzar o melhor com o melhor.
Lembre-se que bons animais de raça pura são raros e sempre vão ser bem valorizados.
As características de cada raça de cão, como agressividade, agitação e reação diante às ordens, predisposição para o trabalho são transmitidas de geração para geração (genético). Pois cada raça foi selecionada e desenvolvida para uma finalidade especifica.

É bom não se deixar levar pela aparência inofensiva dos filhotes. Principalmente vindos de cruzamentos entre irmãos, ou de cães sem raça definida. (as quais não temos conhecimento ou estudos científicos reais de seu temperamento e comportamento em determinadas situações).

Um cruzamento aleatório ou mesmo animais puros criados sem critérios em que o cara cruza sua fêmea com o que existe na vizinhança. Não merecem credibilidade de serem bons exemplares da raça. Dificilmente poderemos prever como o filhote se comportará ou até mesmo seu tamanho ao crescer.

O Certificado de Registro e o Pedigree você fica sabendo se seu filhote é filho, neto, bisneto de campeões. Qual a linha de sangue e sendo também obrigatória a sua apresentação para participar de exposições.

Outra grande vantagem é para não fazer cruzamentos proibidos ou indesejados. Antes do acasalamento deve-se consultar o pedigree dos dois envolvidos (macho e fêmea). Evitando assim a consanguinidade e outros problemas genéticos e comportamentais.
A garantia de seu cão realmente ser da raça a qual está comprando é o seu PEDIGREE E O CERTIFICADO DE REGISTRO.

Apesar de cães com Pedigree sejam mais caros a economia não compensa, pois cães sem raça definida ou mestiços são de temperamento e caráter imprevisíveis.
Fonte: Telma Rios

O Pedigree é um atestado de procedência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *