DISPLASIA COXOFEMORAL OU MÁ FORMAÇÃO DAS ARTICULAÇÕES!!

Displasia coxofemoral é a má formação das articulações coxofemorais!!

Incidindo em todas as raças, principalmente nas grandes ou gigantes e de crescimento rápido, como Pastor Alemão, Fila Brasileiro, Rottweiller, São Bernardo, Labrador entre outras, não apresentando predileção por sexo.
A Displasia e transmitida de forma hereditária, sendo recessiva e poligênica e é também fortemente influenciada por fatores de manejo e do meio ambiente.
Os cães displásicos nascem com articulações coxofemorais normais, e ocorrem subseqüentemente progressivas alterações estruturais.
O diagnóstico de Displasia é exclusivamente radiológico.
O diagnóstico a partir dos sinais clínicos não é suficiente, pois nem sempre são compatíveis com os achados radiológicos.
Sinais Clínicos de displasia: observa-se claudicação, redução das atividades do animal, sensibilidade nos membros pélvicos, dificuldade de locomover-se, redução do desejo de andar, correr subir escadas.
Segundo BRINKER et al. (1986) “os animais idosos apresentam um quadro clínico diferente. Devido a degeneração articular crônica.”

A claudicação pode ser uni ou bilateral. Após exercícios prolongados ou forçados, o seu andar se assemelha a requebros havendo freqüente crepitação e limitação na amplitude do movimento da articulação. O animal prefere sentar-se ao invés de posicionar-se em estação, apresentando dificuldade ao se levantar, e o faz lentamente.

Visualiza-se atrofia muscular do membro afetado e hipertrofia dos músculos que envolvem a escápula e o úmero.
Para saber mais, clique aqui.

Radiografia ao lado é de um cão não displásico
Radiografia abaixo é de cão displasico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *