PROCEDÊNCIA CONSISTÊNCIA E CONFIABILIDADE!!

Procedência, Consistência e Confiabilidade!!

Se um animal pertence a uma “boa” família, em geral, ele também é um bom animal. Por essa razão, devem ser verificados os seus parentes. Eles podem ser reunidos em três grupos:

a) Os descendentes, que são os filhos e netos. Um reprodutor que já produziu bons filhos, certamente produzirá outros também bons. Essa é uma das mais garantidas formas de escolher um cão. Pois seus produtos são a prova de que ele é ou não um bom reprodutor. Muitas vezes é difícil escolher um cão pelos seus filhos, pois quando fica comprovado que eles são bons, o reprodutor normalmente já está velho ou morreu.
Outra maneira e utilizando também um sistema muito prático para verificar as qualidades de um cão, para isso, compare a produção de um certo número de cadelas diferentes com o mesmo cão.

b) Os ascendentes, isto é, os pais e avós. Se um animal é filho ou neto de reprodutores já reconhecidos como bons, certamente herdará as boas qualidades de seus pais ou avós. Portanto, essa é uma boa maneira de escolher um cão.

c) Os colaterais, ou seja, os irmãos, tios e primos. Quando um cão tem tios ou primos que são bons reprodutores, isto significa que ele é de uma “boa” família. Por isso, também deve ter boas qualidades. Além disso, quando possui irmãos (principalmente sendo de pai e mãe) que são bons animais, a possibilidade dele ser um bom individuo e bom reprodutor é ainda maior.

Apenas pelo parentesco, ou melhor, pelos parentes, é possível fazer uma escolha bem feita de um cão , visando a melhoria . Para ser conhecida com exatidão a origem e o parentesco de um animal, só há um meio: o registro de nascimento(pedigree).

Complementos a reprodução:

– Animal sadio, pois a saúde é o fator mais importante, principalmente na escolha de um reprodutor.

– Órgãos reprodutivos bem desenvolvidos e em perfeito funcionamento; ausência do roncolho e atrofias.

– Boca, narinas,  visão, audição, ossatura, musculatura bem desenvolvida, amplitude torácica,  pés e aprumos capaz de boa locomoção, pele e pelos e saudáveis.
A transmissão genética de boas características depende do bom individuo e muito da preponderância na família …

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *