IVERMECTINA – BORDER COLLIE APRESENTA INTOLERÂNCIA.

Ivermectina – Border Collie apresenta intolerância!!

A ivermectina é uma substância muito utilizada como princípio ativo em vermífugos. O Border Collie apresenta intolerância a este componente mesmo que em concentrações muito abaixo das consideradas não tóxicas para cães.
As manifestações toxicológicas nos cães sensíveis compreendem, hipersalivação, ataxia, cegueira, comprometimento respiratório, coma e morte.
Apesar de numerosas investigações, a causa desta raça em particular ser susceptível, não tinha sido esclarecida. Recentemente, pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Washington. Descobriram a causa numa mutação do gene MDR1. Este gene codifica uma P-glicoproteina que tem a função de bombear os medicamentos para fora do cérebro. De volta para a corrente sanguínea onde eles serão metabolizados com segurança.

Nos Collies em que esta P- glicoproteína está incompleta, o medicamento não pode ser bombeado para fora do cérebro, causando a neuro toxicidade.
Esta glicoproteína, auxilia o transporte de algumas drogas, entre elas a ivermectina do cérebro para os capilares sanguíneos. Outras drogas como loperamida, digoxina, acepromazina, butorfanol e quimioterápicos como a vincristina, vimblastina e doxorrubicina também são substrato para a P-glicoproteína. Pesquisas citam a susceptibilidade à neuro toxicidade induzida por algumas destas drogas.

Pesquisas recentes realizadas na Universidade da Califórnia demonstraram que outras raças com ancestrais em comum também apresentam esta mutação. 54,6% dos Collies testados apresentaram a mutação, 41,6% em Whippets pelo longo, 25,9% em Australian shepherds miniatura, 17,9% em Silken Windhounds e uma menor porcentagem em Australian Shepherds, English Sheepdogs, McNabs, Old English Sheepdogs e Shetland Sheepdogs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *