RAÇA PURA – Conceito!!

Raca Pura!!

Raça é um conceito para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica de acordo com suas características genéticas ou fenotípicas que obedece diversos parâmetros para tal classificação; conceito que é aceito para designar as variedades de animais domésticos, mas que não se aplica a espécie humana.
A origem da palavra “raça” é obscura. Alguns estudiosos entendem que a sua etimologia provém da palavra latina “radix”, que significa raiz ou tronco; enquanto outros acham que ela tem origem na palavra italiana “razza”, que significa linhagem ou criação.

Seja qual for a sua origem, ela foi introduzida na literatura científica há cerca de 200 anos e desde então tem aparecido em tantos diferentes contextos que até hoje a palavra “raça” não teve o seu significado exatamente claro. Ela tem sido usada para designar qualquer agregado dentro das espécies que podem ser identificados como pertencentes a um grupo.

Por si mesmo, esta ampla definição talvez não seja de todo uma coisa má, contudo abre a porta para muitos e sérios desentendimentos sobre pessoas que a utilizam para caracterizar preconceito e discriminação.

Raça refere-se a uma subdivisão única das espécies conhecidas, membros de uma herança física. A qual visa distinguir-se de outras populações da mesma espécie. Os cientistas entendem que não existem claras subdivisões nas espécies; apesar desta definição ser precisa tanto quanto possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *