VACINAS: É MELHOR PREVENIR QUE REMEDIAR!!

Vacinação!!

Vacinar é proteger o cão de doenças graves, causadoras de muitas mortes, principalmente em filhotes. Fazer o tratamento de doenças é mais trabalhoso, mais desgastante. Além ficar muito mais caro e ainda pode deixar sequelas ou levar o seu animal ao óbito.

As principais vacinas a serem aplicadas em seu filhote são as três doses de vacinas éticas V/8 ou V/10. Aplicando-se a primeira dose quando o filhote tiver de 45 a 60 dias de vida. As outras duas doses uma a cada de 30 dias de intervalo. E a vacina anti-rábica no quarto mês de vida.
Lembrando que dos 75 aos 140 dias de vida é o período critico para imunidade do filhote. É período em que o filhote fica mais vulnerável ao ataque de doenças.

 
Ate os 60 dias de vida o filhote fica bem protegido pelos anticorpos do leite materno. Após começa-se o declínio crescente dos efeitos do leite materno.
Até chegar aos 60 dias o filhote deve tomar as seguintes vermifugares. A primeira com duas semanas de vida, a segunda com quatro semanas a terceira com oito semanas.
Lembrando ainda que a vacina não tem efeito imediato. Ao ser aplicada é necessário um período de aproximadamente 15 dias para que a vacina haja no organismo criando os anticorpos para defesa.
Lembre-se vacinar é muito mais barata que o tratamento da doença, portanto você deve aplicar vacina de laboratório idôneo de boa qualidade e que esteja adequadamente conservada, a maioria das vacinas devem ser conservadas 2º a 8º positivos.
Verifique o termômetro que mede a temperatura mínima e máxima onde esta sendo conservadas as vacinas, se as vacinas não estiverem sendo conservadas dentro dos critérios especificado pelo fabricante deverão ser descartadas.
OBS: Há muitos casos de vacinas invalida por má conservação
.
AS VACINAS:

ÓCTUPLA – prevenção para oito doenças graves

1. CINOMOSE – forte infecção no sistema respiratório , com corrimento nasal e ocular além de tosse , podendo evoluir para pneumonia . Outros sintomas são prostração , diarreia e vômito , com ou sem sangue , perda de apetite, febre, pata grossa e com descamação.

A virose pode chegar ao cérebro e causar paralisia. Geralmente o mal é fatal.Pode ser curado quando se consegue fortalecer o sistema imunológico , mas as chances são pequenas e podem ficar sequelas como mancar , tique nervoso e epilepsia. A cinomose é causada pelo vírus paramixovírus.
2. CORONAVIROSE – produz inflamações no estômago, intestino e fígado. O cão fica com diarreia , contendo ou não sangue, e vomita, além de perder o apetite e ficar prostrado. A probabilidade de cura é alta. O vírus causador é o Coronavírus canino.
3. PARVOVIROSE – os sintomas são os mesmos da Corona virose , mas muito mais intensos. A diarreia vem com sangue , muito fétida . O cão vomita , fica com desidratação , depressão e às vezes febre. O vírus responsável é o Parvovírus canino 2. Há a possibilidade de o músculo cardíaco se inflamar e infeccionar ( miocardite) e o cão ter morte súbita. A chance de salvar o filhote é remota e ele pode apresentar miocardite como sequela .
4 E 5. LEPTOSPIROSES ICTEROHAERMONHAGIAE E CANÍCULA- causam morte por ação da bactéria leptospira (há dois tipos) . Elas entram no organismo do cão atravessando seus poros ou por ingestão. Estão presentes principalmente na urina de ratos ou de cães infestados, e em água que a contenha, fato comum quando chove. O cão fica com febre alta, dores abdominais e, na icteremorragia, expele sangue na urina e nas fezes. É difícil salvar o animal. Se sobreviver , poderá ter problema nos rins, como insuficiência renal.
6.PARAINFLUENZA – Mal respiratório que culmina em muita tosse e pneumonia , e pode levar á morte. Outros sintomas são febre alta e conjuntivite ocular. A probabilidade de salvar o filhote é alta quando o mal não vem acompanhado de outras viroses graves, como a Cinomose . É causada por vírus , bactérias ou protozoários , atuando em conjunto ou não.
7 E 8. HEPATITES INFECCIOSAS – ( Adenovirose 1 e Adenovirose 2)- raras em cães , são transmitidas pelo vírus CAV-1 e CAV- 2, respectivamente . Atingem fígado, rins e olhos. Os principais sintomas são febre alta, dor abdominal intensa, perda de apetite, congestão das mucosas , conjuntivite , corrimento nasal, aumento dos gânglios do pescoço, opacidade da córnea, dificuldade de respirar por problemas pulmonares ( a doença pode levar a edema pulmonar , pneumonia e muita tosse) , depressão, convulsão, hemorragia nasal e de pele. A chance de salvar o filhote é baixíssima .
VACINA ANTI-RÁBICA : PROTEÇÃO IMPORTANTE:
A raiva é transmitida pela saliva de cães e morcegos portadores do vírus causador ,o Rhabovírus , por uma mordida ou por um contato da saliva com alguma ferida. O cão portador torna-se uma ameaça à saúde pública.
Os sinais da doença são perda de apetite de pelos arrepiados e o cão se torna agressivo com salivação intensa pupilas dilatadas , “mordendo” o ar, com latidos agudos , evitando contato com a água e apresentando convulsões.
Ao atingir esse estágio , só resta a eutanásia , pois não há mais cura. Porém , se o mal for tratado no início , é curável .
Por isso, o homem e o cão , ao serem mordidos , devem ter a ferida lavada com água e sabão e ser imediatamente submetidos a tratamento
( o homem vai a posto de saúde ou pronto socorro e o cão a uma clínica veterinária).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *