BORDER COLLIE!!

 Border Collie!!

            Tinga (8)                    Jay 17-06 (13)

  O Border Collie é originariamente um cão pastor. Desenvolvido por pastores e fazendeiros há mais de 200 anos na acidentada região de fronteira {“Border”}entre Escócia e Inglaterra. Era chamado de Collie Trabalhador (“orking Collie”), para distingui-lo do Collie Show (“Tipo Lassie”) surgido apenas em 1860.

O Border Collie foi desenvolvido com um único propósito: para trabalhar (‘to work’). O critério utilizado na formação da raça foi cruzar os “melhores” com os “melhores”, critério que até hoje é respeitado pelas associações de Border Collie. Os “melhores” eram aqueles cães que arrebanhavam e conduziam as ovelhas com menos stress, mostravam mais obstinação e não desistiam frente a um trabalho difícil.
Também era desejável que fossem obediente e fáceis de treinar, sempre alertas a qualquer comando de trabalho. O mais poderoso componente deste Border Collie sempre foi o poder do olhar (“eye power”), isto é, a habilidade genética de controlar as ovelhas olhando-as fixamente nos olhos.

O Border Collie trabalha silenciosamente: bons cães nunca latem em serviço. Latir é um recurso de cães com pouco “olho” ou de cães jovens quando pressionados pelos rebanhos. Cães com bom “olho” podem manter o rebanho agrupado durante sua condução, evitando que disparem ou se extraviem. Como trabalha quieto, os rebanhos permanecem calmos ocorrendo menos fadiga.
Em 1873, foi realizando o primeiro torneio para testar as habilidades de trabalho dos cães pastores. Os vencedores se tornaram desejáveis e não demoro muito até que seus donos começassem a registra-los. Os cães de melhor performance alcançavam preços altos nos negócios. Seu olhar hipnótico era considerado único e o que de melhor um cão pastor poderia ter.
Desde a formação da raça o Border Collie foi caracterizado como um cão extremamente inteligente, com notória habilidade para mover grandes e pequenos rebanhos de maneira calma e silenciosa: controlando o serviço em completa cooperação com seu “mestre”. Hoje em dia diversos trabalhos reconhecem a inteligente dos Border Collie, colocando-os em primeiro lugar entre todas as raças. Quando ao temperamento, é equilibrado , voluntarioso , atento, reserva , tem muita disposição e não é agressivo.
Durante a formação da raça, ocorreram ocasionais cruzas com cães de outra raça, bons no trabalho de campo, como a Beardie, o Drover’s Dog, Pointers e Gordon Setters . Os Border Collie também provaram ser excelentes cães de caça, quando havia caça em abundância. Por seu passado rico em ancestrais, não surpreende que existem vários tipos de Border Collie. Ás vezes, em uma única ninhada, todos filhotes são diferentes: inclusive dos pais! O que difere mesmo o Border Collie dos demais, é a forma de trabalhar.

A variação de tipos dentro da raça ajuda a manter o vigor de cruzamento e dá mais opções de linhagens. Não há um standard oficial da raça. O critério de cruzamento das Associações de Border Collie para pastoreio é um só: potencial genético para trabalho. Sem dúvida, os “melhores” Border Collie são registrado nesta associação. Cães selecionados por fenótipo não garante potencial genético para trabalho!

Os Border Collie se espalharam pela Europa, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. Muito versáteis, são nos Estados Unidos também os melhores e mais populares cães de Agilidade(“Agility”) e Obediência. São muitos em competições de Frisbee-Catching e em Provas de Pastoreio (“Dog Trials”). São muito dóceis e fiéis, adoram crianças e hoje em dia aparecem em vários filmes e comerciais, como em “Babe, o Porquinho”.

O Border Collie ainda é utilizado como cão guia de cego e também pode ser treinado para pessoas surdas, alertando-as sobre os sons ao redor. Também auxiliam ns busca e resgate de pessoas perdidas e em acidentes locais perigosos.
Mas é nas fazendas onde mostram com naturalidade todas as suas aptidões. Bem adestrados, realizam diversas tarefas sozinhos, obedecendo a comandos específicos. Manejam rebanhos ovinos e bovinos, impondo sem agressividade. Nos Estados Unidos, existem vários grupos de amigos que tem o Border Collie como ponto em comum.

 

    inca-2              gim_dsc00261

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *