FILHOTES: O “IMPRINTING” DEFINE SUA VIDA!!

Filhotes: O Imprinting define sua vida!!

IMPRINTING é a primeira oportunidade de aprendizagem que acontece na idade tenra do animal.
Este processo foi investigado pela primeira vez pelo austríaco Konrad Lorenz, um dos pais da etologia moderna e ganhador do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina em 1973 pelos seus estudos sobre comportamento animal.

Ao observar patos e gansos Lorenz descobriu que o imprinting ocorre durante um período relativamente curto chamado de período sensível ou período crítico.

No caso dos cães, é nesta fase que desenvolvem a habilidade de comunicação com outros cães da matilha e a aprendem a se posicionar na hierarquia social. As informações aprendidas durante este processo podem ser difíceis ou impossíveis de reverter.

Numa matilha, durante os primeiros passos de uma ninhada, a mãe e os cães mais velhos permitem que os bebês façam quase tudo, afinal, são crianças não é? Mas com o passar dos dias, a mãe e os cães adultos passam a não tolerar as atitudes indesejáveis. Como latir sem motivo, perturbar o sono de um cão adulto. Ou seja, desfiar a autoridade dos mais velhos de algumas forma. O aprendizado começa a ser feito por meio de correções vindas da mãe e dos mais velhos.

Se um filhote é retirado do seio de sua mãe aos 30 ou 40 dias. Ele perde a chance de aprender sobre a parceria entre cães o respeito pela a hierarquia e poderá não compreender seu posicionamento em uma matilha e/ou parceria social existente nela.

Nos cães o imprinting ocorre entre 7 a 12 semanas aproximadamente. E nesta fase o cão estabelecerá para o resto da vida quem será sua espécie.
Num grupo de cães ele pensará que está cercado por alienígenas muitas vezes, e responde ao grupo de forma agressiva.

Por isso um cão anti-social é tudo o que você não quer. Um cão anti-social é aquele que morde sua sobrinha de 4 anos sem aviso. E aquele que avança no seu namorado, avança em outros cães na hora de passear. Simplesmente por que esse cães quiseram cheirá-lo — ele não entenderá que o outro cão veio em paz. Justamente porque não aprendeu a ler a linguagem corporal canina. Um cão anti-social é aquele que rosna toda vez que você chega perto da comida dele do brinquedo. É aquele cão que todos os funcionários do banho e tosa lembram e odeiam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *