CÃO DE PASTOREIO: O NOVO ALIADO DA PECUÁRIA BRASILEIRA!!

Cão de Pastoreio!!

Novo aliado da pecuária Brasileira

bambina-1

Aos poucos, a pecuária Brasileira começa a contar com um aliado que desde o século XIX faz parte da paisagem rural da Europa e da América do Norte: o cão de pastoreio. Originalmente utilizado para conduzir ovelhas.

No Brasil e nos Estados Unidos os cães são selecionados principalmente para o manejo do rebanho bovino. O rebanho mais criado e de maior número em nosso país. Além da rapidez e da qualidade na execução do trabalho e da fidelidade ao dono, o cão oferece outra vantagem: o baixo custo de manutenção, que, basicamente, se resume à alimentação.

Em Minas Gerais, o único centro de treinamento com pista de competição para cães de pastoreio está instalado na cidade de Pedro Leopoldo, região Metropolitana de Belo Horizonte. A estrutura pertence ao Canil Boiadeiro, um dos principais criadores de Border Collie do país.

A raça é conhecida por sua extrema inteligência e disponibilidade para obedecer ao dono e para o trabalho. “O cão é capaz de trabalhar por dezoito horas ininterruptamente. Seu desejo por trabalho é tão intenso ao ponto de perder noção de seus limites. É preciso ordenar que ele pare, para evitar a estafa, revela o proprietário do Canil Boiadeiro, Cláudio Murilo da Silva.

No centro de treinamento do Canil Boiadeiro, os cães começam a ser adestrados a partir do sétimo mês de vida. Eles são condicionados a obedecer oito comandos básicos: “olhar para o rebanho”, “movimentar-se no sentido horário”, no “sentido anti-horário”. “parar”, “ir em direção ao rebanho”, “diminuir a velocidade”. “morder levemente a face ou o tornozelo do animal”, “afastar-se do rebanho”, “vir até o dono”.
Esclarece o criador que os comandos “olhar para o rebanho” é para que o cão enxergue os animais que serão cuidados. Os comandos “movimentar-seno sentido horário” e no “sentido anti-horário”, “ir em direção ao rebanho”, “diminuir a velocidade”, “morder levemente a face ou o tornozelo do animal”. “afastar-se do rebanho” são comandos para o cão se deslocar e se posicione em determinado ponto em relação ao rebanho.

Estrategicamente posicionando o cão onde ele exercerá pressão que fará os animais pastoreados moverem-se em direção desejada. Ou para que o cão tenha domínio e controle sobre os animais pastoreados, o comando “parar” tem a função de frear o cão e interromper uma ação sempre que necessário.
“Por uma questão de tradição, os comandos são dados em inglês e por apitos, mas é possível condicionar o cão a receber ordens em português e até por sinais e expressões corporais”, explica o proprietário.
Originada da região montanhosa na fronteira da Inglaterra e Escócia. Daí a designação border, fronteira em inglês e collie o cão que trabalha com as ovelhas da raça coelley ou coalies. A raça foi desenvolvida por criadores
de ovelhas para trabalhar no pastoreio dos animais. No reconhecido estudo do Ranking de Inteligência e Trabalho, de Stanley Coren, a raça Border Collie figura como a primeira colocada em inteligência. Exemplo disso é a capacidade de aprender um novo comando após apenas cinco repetições.

Além da inteligência e da predisposição para o trabalho. O Border Collie apresenta outra característica marcante, o que os criadores chamam de “o poder de olhar”. São capazes de controlar animais pastoreados olhando
fixamente nos olhos, fazê-los mover na direção desejada, dispensando contato físico.

Nos esportes, o Border Collie também se destaca das outras raças. Cláudio Murilo da Silva explica que “por este motivo, nas competições de Agility foram criadas modalidades em que a raça é impedida de participar. Permitindo
que outras também vençam”. O Border Collie é imbatível nas competições de pastoreio. As provas simulam  manejo de rebanho bovino e de ovelhas como em uma fazenda, para qual a raça foi desenvolvida.

Claudio_caes_ct (19)                 5 Claudio (1)
Informações – Canil Boiadeiro: (31) 3422-1675 – 98848-3498 Cláudio Murilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *