MELHORAMENTO GENÉTICO E CONSANGÜINIDADE!!

Melhoramento Genético e Consanguinidade!!

O início de formação de uma raça só é possível com a utilização da consanguinidade. Para que aja a fixação de genes que iram formar as características da raça ou um padrão. Mas a raça só terá êxito se tiver a contribuição de uma grande variedade genética. Ou seja, será saudável para a raça um maior número de indivíduos a contribuírem dentro da raça. Assim cria uma grande variedade genética que propiciará um refrescamento de sangue e vigor para a raça.
O que ocorre nos filhos de um acasalamento com consanguinidade (inbreeding) é que você pode fixar um gene desejável, ou desaparecer com o gene desejável. Por isto para ser feito da melhor forma e obter bons resultados de um acasalamento deve ser feito por pessoa que tenha conhecimento e perícia no assunto. A probabilidade de dar bons resultados é baixa, por falta de conhecimento sobre a carga genética que um individuo carrega com ele.

Sobre seus genes dominantes e recessivos na transmissão de determinada características raciais de modo que um acasalamento. Ao mesmo tempo em que você fixa um gene desejável (um exemplo em cães de pastoreio: resistência física, senso de rebanho, olho, estilo, temperamento, fertilidade, porte, etc.).

Se mau conduzido poderá desaparecer com outra característica desejável (ex: fertilidade, vigor, longevidade, precocidade, aprumos, velocidade, cor etc.). E assim por diante. É considerada como em risco de extinção uma espécie quando a população atinge um número muito pequeno ou reduzido de indivíduos da especie e o coeficiente de consanguinidade aumenta a cada geração.

Uma outra forma de acasalamento é o line breeding. Que é o acasalamentos entre cães de mesma linha de sangue não parentes diretos. É bom porque reforça as características da linhagem. É o tipo de acasalamento preferido pelos criadores, que sabem o que pode ser obtido das linhagens usando os cruzamentos em linha. O line-breeding serve basicamente para manter os tipos e não desmontar o que já foi feito.
Outcross é outra forma de acasalamento que prima a heterose. É interessante, principalmente, em dois casos: um, quando uma linhagem tem várias qualidades, mas já está deteriorada por alguns pontos degradantes. E é preciso injetar sangue novo para diversificar o pool genético, buscando minimizar o indesejável. E superá-lo através de outros critérios. Um outcross de cães outcross provavelmente não vai gerar nada para se nortear em seguida.

É preciso que se tenha uma boa ciência do que é genético e do que não é transmitido por genética e do que ainda não se sabe os resultados ou a influencia genética. Por exemplo, uma pessoa muito musculosa por fazer academia, tomar medicamentos , ela não transmitirá os músculos a seus filhos. Isto não é genético e sim artificial, os seus olhos vêem num individuo é o que ele parecer ser. O que ele traz no seu pedigree é o que ele realmente é, e transmitirá a seus descentes.

É provado que acasalamentos direcionados dão melhores resultados que os acasalamentos sem critérios de avaliação genética ou acasalamentos aleatórios. Se você cruza uma cadela com o único macho que tem disponível no seu plantel ou na sua rua. Dificilmente irá produzir animais melhorados para a raça. O que irá produzir facilmente são animais inferiores a não ser que se trate de sorte.
Lembre-se, se você acasalar um macho extremamente superior com uma fêmea inferior. Terá um elevação grande dos produtos na primeira cruza comparado com a fêmea. Más para melhorar ainda mais o produto desta cruza torna-se bem mais difícil do que o que ocorreu no primeiro cruzamento. Outro caso acontece quanto se tem um plantel com alto nível de qualidades. Manter a qualidade a cada geração já é uma honra e melhorá-lo uma vitória neste caso as novas geração terão melhoramentos de no máximo 3%(*).

Porém este melhoramento é acumulativo nas próximas gerações. Não pense que se tiver uma cadela leve e cruzar com cães de estrutura pesada vai nascer o Intermediário. O mais provável é que nasça produtos leves e produtos pesados e também intermediários. Porque a definição de determinadas características podem ser poligênica ou até mesmo quantitativa.
Lembre-se a formação de cada individuo é única. Mesmo que seja de uma mesma ninhada no processo de sua formação sua combinação de genes é única. Simplificando é como os números da mega sena dificilmente os resultados dos jogos se repetem.

O mesmo acontece na formação genética de um individuo, cada filhote é um resultado da combinação de genes. Onde o pai entra com 50%(**) e mãe 50%(**) na formação de uma única característica transmissível geneticamente. E para cada característica formará um resultado de combinações. E assim se repetirá para a formação cada característica e estas combinações são inúmeras. Dificilmente irá se repetir os mesmos resultados das combinações que formaram um individuo.
XX + XX = O filho deste cruzamento obrigatoriamente será XX = homozigoto
YY + YY = O filho deste cruzamento obrigatoriamente será YY = homozigoto
XX +YY = OS filhos deste cruzamento serão todos heterozigotos XY e haverá uma homogeneidade na progênie. Ou vigor híbrido, mas estes filhos não transmitiram esta homogeneidade a seus descendentes. Pois poderão ser XX OU XY OU YY
XX + XY = O filho deste cruzamento poderá ser XX ou XY aqui o gene recessivo nunca será mostrado.
XY + XY = O filho deste cruzamento poderá ser XX ou XY ou YY por que os pais são heterozigotos.
X gene dominante
Y gene recessivo
XY O gene dominante sempre sobrepõe o recessivo. As característica dominantes sempre serão mostrada no fenótipo do individuo. Enquanto as recessivas existirão mas serão sempre ocultas.
Homozigose sempre que ocorrer, ficará estabelecido um padrão para a progênie. Ou seja, os produtos nascidos deste cruzamento serão uniformes numa determinada característica.
Quando o pai é XX para as características que você deseja, dizem os selecionadores que este reprodutor aguenta consanguinidade. Sempre mostrara em seus filhos o X, portanto as características desejáveis.

Arina Boiadeiro (4)             Ludy Boiadeiro (9)

Cláudio Murilo
Canil Boiadeiro
(*) (**) Trata-se e informações baseadas em estimativas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *