LINHAGEM DE CÃES – CONCEITOS E COMENTÁRIOS!!

Linhagem de Cães – Conceitos e Comentários!!

Uma espécie é uma linhagem (uma seqüência ancestral-descendente) populações ou organismos que mantêm identidade em relação a outras linhagens. E que possui suas próprias tendências evolutivas e destino histórico (Wiley, 1978).
“Conceito evolutivo de espécie”, no qual uma espécie é uma linhagem evoluindo separadamente de outra. Foi proposto por George Gaylord Simpson para permitir a classificação de espécies fósseis e vivas.

Linhagem pura (uma seqüência ancestrodescendiente) indivíduos ou população descendente de um ancestral em comum que continuam reproduzindo fielmente seus ascendentes. Ou seja, geneticamente idêntica ou puras com caracteres ou população geneticamente caracterizada.

Formando uma população que mantêm sua identidade destingindo-se de outras linhagens e que possuem suas próprias tendências históricas e evolutivas.

A pureza genética atingida é transmitida hereditariamente aos descendentes.
O termo linhagem é utilizado freqüentemente de forma errônea e não fundamentada por pessoas que querem etiquetar seus próprios animais. Com propósito de propaganda ou tentativa de inclusão artificial a algum grupo de animais com conceito já formado e valorizado. Seja de trabalho  ou morfologia; incorreto pela falta de teor ou ausência de identificação de um ancestral em comum ou de grupo geneticamente idêntico.

Mas por outro lado tornou-se de uso convencional. Portanto de uso acertado por criadores e selecionadores. Como ferramenta utilizada para identificação de indivíduos ou população descendentes de um ancestral comum em linha. Reconhecido como chefe de raça por sua progênie numerosa com características próprias. Podendo ser elas positivas e ou negativas. Para identificar uma população com características geneticamente idênticas que a diferencia de outras linhagens.
Portanto a interpretação do conceito original de LINHAGEM PURA (geneticamente idêntica) é bastante rara e de uso muito restrito.

Este mesmo termo torna-se de grande valia e sua aplicação adaptada ao conceito atual tornou-se de uso mais amplo e prático que é compreendido por apenas LINHAGEM conceito este atualmente amplamente utilizado por criadores de varias espécies animais de raças definidas: bovinos, caprinos, ovinos, equinos, caninos etc. Para apontar e identificar uma determinada família e seus representantes ou grupo geneticamente idêntico para uma determinada modalidade; estabelecida e reconhecida com características definidas próprias.
“É importante observar que a formação de linhagens não implica necessariamente o acasalamento direto de um reprodutor com seus descentes, ou seja, o emprego direto da consanguinidade. Implica sim, a utilização intensiva na reprodução de vários animais com origem ligada ao ancestral comum, visando a fixar características associadas a tal reprodutor. O que propicia aos selecionadores o conhecimento da estrutura familiar relacionada com os reprodutores que tem sido utilizados de forma mais intensiva.”

OBS: Na raça Border Collie assim como em outras raças de cães existem linhagens por haver populações com parentesco e tronco de família em comum e geneticamente idênticos para algumas características definidas, o que os enquadra como sendo de uma LINHAGEM obedecendo-se os conceitos e fundamentos.

Por: Cláudio Murilo, agosto de 2010

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *