A EVOLUÇÃO DA IDADE DO SEU MELHOR AMIGO!!

A evolução da idade do seu melhor amigo!!

Os animais nascem, crescem, atingem seu apogeu orgânico, entram em declínio fisiológico e finalmente morrem: é a curva da vida. A velhice vai chegando ao poucos, atingindo os cães mais cedo ou mais tarde, de acordo com uma série de causas ou circunstâncias.
Podemos definir a velhice como uma fase de regressão orgânica afetando, de um modo geral, todo o organismo. É um fenômeno natural, irreversível, atingindo a todos os seres vivos, inclusive o homem.
É mesmo uma das maiores preocupações da humanidade, aumentar a média de vida. Até o momento, não há cura para a velhice. Podemos apenas atrasar a sua chegada ou torná-la mais lenta. Com uma boa alimentação, exercícios moderados, ar puro, água sempre limpa e fresca. E a administração de complexos de vitaminas e sais minerais.
Nos cães, ela começa a agir aos 9 ou 10 anos, variando de acordo com determinadas circunstâncias. Principalmente a raça do animal e em geral termina quando eles atingem de 14 a 18 anos de idade. Para termos mais uma referência, a puberdade nos cães começa em geral entre 6 e 8 meses.
Por isso um cão de 6 meses de idade é como uma criança que também está entrando nessa importante fase da vida. Entre os 10 e 12 anos de idade. A velhice, no entanto, pode aparecer mais cedo. Devido à má alimentação, maus tratos, doenças, esforços demasiados, clima, condições, adversas etc.
Nessa fase da vida, podem surgir ou se acentuar uma série de distúrbios ou doenças orgânicas e a velhice. Agindo como causa predisponente, devido à debilitação do organismo. Facilita a instalação de uma série de doenças infecciosas ou parasitárias entre as doenças mais comuns na velhice, temos. Insuficiências cardíacas, nefrites, tumores, distúrbios hormonais, cataratas (mais freqüentes em cães de olhos saltados) e queda dos dentes (mais cedo em pequineses, boxers e Bull-Dogs).
Os cães velhos se tornam sistemáticos, com manias, ou cheios de hábitos mais rígidos e não gostam de sair de sua rotina. Page tApegam-se mais às pessoas e a casa em que vivem, ao seu local de dormir, ao ambiente e ao lugar no qual fazem suas necessidades. Por isso, não gostam que lhes alterem os hábitos ou sua rotina. Como orientação, damos a seguir uma tabela comparativa entre as idades do homem e do cão.
É uma tabela apenas para referência geral, pois esta relação pode variar bastante, de acordo com a raça do cão.

Relação entre as idades do Homem e do Cão (em anos)
Idade do cão Idade do homem

Dick DSC04481

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *