FILHOTES O QUE ENSINAR DESDE O 1º DIA NO NOVO LAR!!

Disciplina e socialização!!

O que você pode e deve ensinar a seu filhote, desde o primeiros dias no novo lar. “DISCIPLINA E SOCIALIZAÇÃO”
Amizade com o cão – A amizade com o cão deve ser feita, quando o mesmo é ainda filhote o quanto mais cedo melhor. É nessa primeira fase da vida do filhote que maior vínculo é possível se formar entre o cão e dono. Essa amizade deve ser feita, no sentido de aumentar a confiança e compreensão entre ambos e aproximar o cão do seu dono,
e afastar os possíveis inimigos.

Deve-se brincar bastante com o filhote e observar todas as suas tendências e características e respeitar seus limites.
É nessa fase que o adestrador procurara descobrir e explorar as qualidades e defeitos apresentados pelo filhote.

Alimentação – Use este momento a seu favor, pois é a melhor hora de ensinar modos desejáveis a um filhote. De amizade, respeito, ensinar o nome ao filhote e também um bom momento de conhecer melhor o temperamento do cão e exercer autoridade sobre ele.

Use este momento que é prazeroso para o filhote para reforçar estímulos, ensinar-lhe a ter um comportamento desejável e a ter disciplina. Devemos neste momento aplicar um afago ou elogio em seguida deixá-lo comer que é prazeroso pra ele. Ou seja, uma “premiação ou um reforço” e também o melhor momento para obter autoridade sobre o cão. Não permitindo que ele tenha um comportamento indesejável, o ato de não deixá-lo comer é uma “punição ou desestimulo”.

Muitos cães são estimulados a comer, a aumentarem a agressividade, a aumentarem a caça. E a disputa por liderança na hora do trato, ou seja, por competição. Ou disputa por comida devido à presença de outro cão próximo ou empurra-empurra na hora da comida.

Um exemplo sobre disciplina versos alimentação que podemos citar. São os casos de funcionários novos em propriedades onde se tem cães agressivos que logo estes funcionários conquistam o respeito dos cães. Mesmo sem saber nenhuma técnica simplesmente por que são eles quem trata dos cães.

O líder do grupo é que fornece o alimento e é quem permite ou não que comam.

Recria – O que acontece ou não na recria ou fase de filhote. Ira afetar profundamente o desempenho de seu cão quando se tornar um cão adulto. É nesta fase da vida do filhote que se constrói a confiança, respeito ou falta de confiança, retrai mento e falta de respeito e muito mais.

Não deixe o filhote sozinho sem nenhuma interação humana por períodos prolongados.
A esta altura, a importância de chamar o cão pelo nome já é indiscutível. Por isso, seu nome tem o mesmo peso de um comando.

Através da amizade, o homem irá obter a confiança do filhote, assim reciprocamente.
Respeito do filhote é algo que você deve ganhar e ele deve aprender.

Venha aqui – A maioria dos filhotes pequenos virá em você quando o chamar, pois não gostam de ficar sozinhos, às vezes é necessário agachar quando chamar o filhote. Nesta posição somos menos intimidadores.
Aproveita-se esta fase para ensiná-lo a vir em você (Aqui), antes que ele fique grande possa fugir de você.

Disciplina – Aproveitando a vivacidade do filhote, pode se começar a estimulá-lo com ordens que antecipem os comandos a serem aprendidos no futuro, tais como. Aqui , Senta, Atenção, Muito bem, Não.
Um exercício que também pode ser feito com os filhotes nesse período é a iniciação de comandos de alerta. Toda vez que se aproximar um estranho para os de guarda dê o comando “atenção”. Para que aprenda a ficar alerta e ter uma reação sob este comando. E para os de pastoreio “Look” toda vez que o filhote for ser surpreendido com visualização de rebanhos. E ou seus movimentos para que aprenda olhar e ter visualização sob este comando.

Correção – As correções devem ser firmes, mas não severa. Rápidas e não devem durar mais que alguns segundos. Às vezes, a melhor disciplina é a justa, ou seja, deve ser compreensível pelo o cão.

Coleira deste a primeira vez
Reste período também iremos começar a da colocação a coleira no pescoço do filhote.
Brincando com o filhote faça com que fique bem próximo a você. Segure ou o contenha amigavelmente fazendo com que fique parado. Neste momento coloque a coleira no pescoço do animal e vamos assim acostumando-o a essa sensação provocada pela coleira. Para um ajuste perfeito, passe dois dedos entre a coleira e o pescoço do filhote. É uma boa uma boa base para saber que a coleira não esta nem muito apertada, nem solta demais.

Ao prendermos o cão pela primeira vez a uma coleira é normal o animal mostra-se inquieto e arredio e relute em aceitar a contenção. É porque não está acostumado a ter objetos estranhos em torno de seu pescoço e nem a ficar contido pela mesma.

Após a colocação segure a guia que esta presa ao filhote. Deixe-o andar e o acompanhe, estimule-o com brincadeiras com objetos, ofereça-lhe petiscos, lhe acaricie e deixe que vá sentindo gradativamente a contenção na coleira.
Em seguida deixe-o amarrado e fique de olho no filhote. Não diga nada e fique longe, a luta vai durar cerca de cinco minutos para que aceite a contenção da coleira. O filhote aprenderá a se relaxar enquanto estiver preso, quando já se nota uma perfeita aceitação da coleira pelo filhote.

Nunca se deve obrigar o cão a andar, se notarmos que o mesmo está aflito por causa da coleira.
Após algum tempo em que o filhote já estiver acostumado ao manejo de ficar amarrado já se pode sair com ele preso à guia. Pode levar para passear, esta prática de passear com o filhote preso a guia irá fazê-lo associar prazer de passear a coleira. Isso ajudará no futuro treinamento de seu cão.
Para se iniciar um treinamento é necessário que o cão esteja acostumado ao uso da coleira ou colar. Uma vez que estes equipamentos é um item imprescindível para o aprendizado.
Importante a cada exercício concluído conforme o filhote mostra disposto a obedecer e relaxa, a tensão da guia também deverá ser relaxada.

Não permitir o cão roer sapatos e outros objetos- Permitir ao filhote roer somente o que lhe oferecemos e brincar somente com o que lhe é permitido. Se você está com chinelos roídos ou sapatos mordidos, não adianta se lamentar. Como os dentes de leite dos cães surgem a partir dos 45 dias de vida e os definitivos entre 3 e 5 meses, ele sempre procura algo para morder ou roer. Isso acontece porque sua gengiva está coçando.

Leve o filhote em uma guia até o objeto que você não quer que brinque de morder espere ele ter interesse. Vá à direção do objeto repreenda com “não”. Puxe a guia até que ele perca o interesse. Não permita mais que brinque com o objeto, repita esta operação quantas vezes for necessário.
A melhor solução para este problema são os brinquedos desenvolvidos especialmente para esse fim ou fase canina. Você deve deixar à sua disposição brinquedos como. Bolinhas ou ossos apropriados para essa fase do cão, afim de que entenda que são seus brinquedos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *