REGISTRO ISDS: DIFERENCIAL E VALOR AO BORDER COLLIE

 Registro ISDS

 COMUNICADO!!

Comunicamos que os filhotes de Border Collie de criação do Canil Boiadeiro nascidos a partir de 25/03/2011 serão registrados ISDS (International Sheep Dog Society) – Inglaterra, ou seja, os filhotes de nossa criação serão registrados exclusiva e unicamente na Stud Book ISDS (serviços ao Registro Genealógico) e não mais serão registrados CBKC (Confederacao Brasileira de Cinofilia), ou ABCA (America Border Collie – Associação nos EUA filiada ISDS).
O objetivos de registrar nossos cães ISDS teve inicio em janeiro de 2006 com as conquistas ABBC (Associação Brasil Border Collie); filiação aprovada e tratado oficial de acordo e parceria com a ISDS (International Sheep Dog Society), onde os estatutos ABBC foram aprovados com louvor e a ABBC passou a fazer parte do cenário mundial de pastoreio.
Em setembro e outubro de 2008 realizou-se a primeira etapa testes de aptidão e trabalho T-1 onde fomos espectadores; no ano seguinte no campeonato Brasileiro de pastoreio 2009 levamos nossos cães para serem avaliados por teste de aptidão e trabalho T-2, e na sequencia recebemos a ISDS registros em nosso criatório com a visita de Mariana Barros em julho de 2010 para colocação de microchip e coleta de material para exame de DNA para CEA (Collie Eye Anomally); onde todo o nosso plantel passou a atender as exigencias e requisitos e ter certificação ISDS.

A partir desta etapa e com a conquista dos registros ISDS pelos cães de nossos plantel; o objetivo seguinte passou ser registrar ISDS todos os filhote que nascerem no Canil Boiadeiro e agora estamos consolidando mais esta etapa.
Uma conquista para nós do Canil Boiadeiro e muitos benefícios para todos que adquirirem cães de criação do Canil Boiadeiro a partir desta conquista. 100% ISDS.

Durante sete anos registramos CBKC (Confederacao Brasileira de Cinofilia) todos os cães que nasceram em nossa criação e continuaremos a registrar os nascidos da raça Pastor Belga Malinois; a CBKC temos muita a agradecer. Mas o Border Collie como raça de cão trabalhador não pode ser regido unicamente por padrão de morfologia; um exemplo de se ater unicamente ao padrão morfologia são algumas raças modernas que resultaram em cães incapaz sequer de realizar uma cobertura ou parir naturalmente.
Precisa de diferenciamento e exigências além da morfologia para manter o nível conquistado de vigor e aptidão ao trabalho e até mesmo a superação para seguir o melhoramento da raça.

A “ISDS” é associação matriz mundial do Border Collie de trabalho; respeitada mundialmente com respaldo de ser a responsável pelo que o Border Collie é hoje no mundo.

Vantagens do Registro ISDS:

— Para que um cão que não é Registro ISDS ingresse ou seja admitido no Stud Book ISDS através da ABBC (Associação Brasil Border Collie) é necessário que o cão seja aprovado por examinador senior aprovado pela ISDS enviado ao Brasil especialmente para realizar teste de apitidão de trabalho e instinto; que lhe aplicará os testes de aptidão para o trabalho onde o cão proponente terá de provar ser capaz e competente para atender as exigências de padrão de trabalho proposto para um Border Collie trabalhador; com todas as prerrogativas para aptidão e padrão de trabalho.

— A ISDS é única associação que faz o controle oficial para CEA (Collie Eye Anomaly ou Anomalia do Olho do Collie) onde o histórico de CEA consta no registro dos cães ISDS como é uma característica genética; os pais sendo normais para CEA os filhos terão o estatus Oficial para CEA “Normal” em seu registro dispensando-os de fazer exame de DNA sempre que acasalarem com outros cães normais e onde um cão portador Carrier ou filho de carrier x normal (que não possuem exame) são autorizados acasalar somente com normal.

Não autorizando acasalar cães que podem gerar um cão afetado; é um cuidado importante evidenciar que temos de que ter critérios nos acasalamentos, o que a ISDS e criadores de responsabilidade visam é fazer o dever de casa e que a longo prazo Collie Eye Anomally não se torne um problema grave urgente que possa denegrir a raça, pois sabemos o quanto a raça Border Collie é magnífica.

—- A ISDS incentiva a colocação de microchip, o que tornar cada Border Collie único e com identificação, ou seja, é único e com identificação o cão ISDS que obteve procedimentos ISDS. Restringindo assim uso de má fé ou montagem e transferência de titularidade ou documentação de um cão ISDS em outro cão.

A tendência é que se torne obrigatório no futuro para todos os animais, pois é a única forma inviolável de se manter a responsabilidade do proprietário de um animal chipado, a identificação o acompanhará por toda a sua vida. Em várias localidades do mundo como nos EUA, Canadá e Europa é obrigatório o uso de microchip, assim como também é obrigatório o microchip em animais enviados para o exterior.

— Hoje todos os nossos cães possuem registro ISDS e no Brasil somos o 5º criador a migrar para registros ISDS onde já conta com mais de 500 que estão registrados nesta associação; nesta associação estão registrados quase que a totalidade dos campeões de pastoreio do Brasil; assim como os bons cães que disputam o campeonato brasileiro de pastoreio, alem de os bons cães que chegam de fora ao Brasil serem possuírem do registro ISDS ou afiliada, e desvinculado a CBKC.
Através de suas afiliadas a ISDS credencia, regulamenta e fomenta a realização de competições oficiais de pastoreio o que agrega valores aos melhores; impulsionando o aprimoramento genético dos cães e das técnicas de treinamento; promovendo a confraternização entre treinadores, competidores, criadores, mestres e conceituados juízes internacionais, alem da exposição de pastoreio para o publico.

Os cães da raça Border Collie que participam do Campeonato de pastoreio no Brasil estão gradativamente passando a ter registros ISDS através ABBC (Associação Brasil Border Collie) que é nossa filiada da ISDS no Brasil, diferenciando-os assim os cães de pastoreio da raça Border Collie dos demais, este é o propósito de nossa associação ABBC através de sua diretoria e associados.

Cláudio Murilo
Canil Boiadeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *